
De 03 a 07 de novembro de 2025, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) marcará presença no XXVII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), a ser realizado em Curitiba-PR, de 03 a 07 de novembro, um dos mais importantes encontros acadêmicos da área no país.
Com uma expressiva participação de alunos e alunas da pós-graduação em Música da EMUFRN, a UFRN reafirma sua posição de destaque nacional, mostrando a força da pesquisa, da extensão e da formação docente produzida em solo potiguar.
Os trabalhos aprovados refletem a diversidade, o compromisso e a qualidade da produção acadêmica da instituição, abordando temas que vão desde a educação musical na escola pública até questões de cultura popular, acessibilidade, ancestralidade, gênero e práticas pedagógicas.
Entre as participações, destaca-se também o envolvimento do professor Dr. Mário André Wanderley Oliveira, docente da EMUFRN e presidente da ABEM, que contribui como autor e coautor em diferentes pesquisas, fortalecendo o diálogo entre prática, pesquisa e gestão acadêmica na área da Educação Musical.
Trabalhos da UFRN/GRUMUS aprovados na ABEM 2025:
* Professoralidade Musical e a Escola Pública: O Que Nos Dizem Os Supervisores Do PIBID?
(Francisco Bethoven Michielon Silva / Kleber da Silva Moreira)
* Congos de Combate: ancestralidade africana e ressignificação cultural no território potiguar
(Francisco Bethoven Michielon Silva)
* Vivências musicais de um ouvinte com a comunidade surda na ótica da psicologia histórico-cultural
(Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos)
* Perspectivas sobre gênero no hip-hop: recortes de um estudo em andamento
(Ana Clara da Silva Ponciano / Mário André Wanderley Oliveira)
* Apontamentos sobre a investigação do método “O equilibrista das seis cordas”
(Andrielle Evelyn de Sousa Teixeira)
* Interrelações do aprender a ensinar: Reflexões a partir do PIBID/Música-UFRN na construção da docência
(Bárbara Costa / Décio Ricardo Torres Agra / Francisco Heryclys Mendes Rocha / Washington Nogueira de Abreu)
* Características e Fundamentos de Materiais Didáticos para a Musicalização de Crianças: Análise de Três Materiais
(Gabriela Araújo Torquato / Nair Pires)
* Vivências e experiências musicais de pessoas trans na licenciatura: um estudo na Escola de Música da UFRN
(Mário André Wanderley Oliveira / Theresa D’Ávila Feitosa Alves / Pamella Carneiro Silva / Mariana Araújo da Silva / Caeu Leonardo Nunes Santos / Vic de Souza)
Inteligência Artificial Generativa e formação em pesquisa: uma pesquisa-ação com Licenciandos/as em Música de uma universidade brasileira (Alan Rommel Rodrigues Veras / Mário André Wanderley Oliveira)
Ser mulher e licencianda em música no EaD: vivências no polo durante as avaliações presenciais (Jamilly Lidianne Freire de Mendonça)
Aprendizagem musical de músicos populares no Rio Grande do Norte: as levadas rítmicas da guitarra no forró eletrônico dos anos 1990
(Iranildo Barreto de Melo / Mário André Wanderley Oliveira)
UFRN, uma das melhores universidades do Brasil, segue formando músicos, educadores e pesquisadores comprometidos com a transformação social através da música!

