
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomará uma decisão sobre “ir ou não ao Irã nas próximas duas semanas”, anunciou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (19).
– Com base no fato de que há uma possibilidade substancial de que haverá negociações com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão sobre ir ou não nas próximas duas semanas – disse Leavitt, citando diretamente Trump.
Leavitt enfatizou que “ninguém deveria se surpreender” com a afirmação de Trump de que o Irã “não deveria ter uma arma nuclear”, uma posição que ele defendeu “não apenas como presidente, mas também como cidadão”.
– Em 2011, ele disse que o principal objetivo dos EUA no Irã deveria ser destruir suas ambições nucleares. Em 2015, ele disse que o Irã representava uma ameaça para Israel, para os aliados do Oriente Médio e para os Estados Unidos – lembrou a assessora.
Nos últimos dias, a imprensa americana informou que Trump aprovou supostos planos de ataque ao Irã, mas ainda não tomou uma decisão final. De acordo com a CBS, citando uma fonte do setor de inteligência e um funcionário do Departamento de Defesa, o presidente deu o sinal verde para se juntar formalmente à campanha aérea de Israel.
EFE