SELO BLOG FM (4)

TCE do RN fiscaliza aposentadorias para evitar descontos indevidos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) iniciou uma fiscalização preventiva nos proventos pagos aos servidores públicos aposentados por Regimes Próprios de Previdência. A medida busca evitar descontos indevidos, como os que afetaram beneficiários do INSS recentemente. A ação inclui o Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN) e outros 40 institutos municipais.

Segundo Allan Ricardo Silva de Souza, auditor responsável pela Diretoria de Controle de Pessoal e Previdência (DCP), não há, até o momento, indícios de irregularidades nos institutos estaduais e municipais. No entanto, o objetivo é agir de forma antecipada para impedir que situações semelhantes às do regime geral de previdência se repitam com os aposentados do serviço público.

O TCE já recebe mensalmente os dados das folhas de pagamento de aproximadamente 80 mil aposentados vinculados a esses regimes. Com essa base, o tribunal pode analisar os lançamentos e identificar possíveis descontos não autorizados.

Ação preventiva protege aposentados
Caso surjam indícios de irregularidade, o tribunal vai instaurar uma comissão de auditoria para apurar os fatos com mais profundidade. Se houver confirmação das irregularidades, o TCE do RN adotará medidas para corrigir os problemas e responsabilizar os envolvidos.

A iniciativa também segue uma recomendação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que orientou os órgãos de controle a se anteciparem a fraudes e prejuízos aos aposentados.

Aposentados que desconfiarem de descontos indevidos podem denunciar diretamente ao TCE. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria, por meio do e-mail [email protected], pelos telefones 0800-281-1935 ou 3642-7220, ou pessoalmente na sede do Tribunal, localizada na Av. Getúlio Vargas, 690, andar térreo, Natal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui