A Polícia Federal estaria investigando um esquema milionário de lavagem de dinheiro, em torno de R$ 5 milhões. Entre os suspeitos estão o ex-prefeito Wellinson Carlos Dantas Ribeiro; Wellinson Carlos Dantas Ribeiro Filho; a ex-primeira-dama e ex-secretária de saúde da cidade, Emanuelle Lisboa Pinto Ribeiro, e o empresário Manoel da Costa Leite Júnior.
Os investigadores descobriram, a partir de informações bancárias, que o estudante Wellinson Filho, em menos de dois anos e meio, movimentou R$ 4.620.310,00. “Ao todo são 22 comunicações de operações suspeitas, identificadas pelos bancos comunicantes, em que o filho do ex-prefeito figura como envolvido”, aponta trecho do relatório da PF.
O Inquérito Policial é o 2022.0032848. Nele, além de farto material sobre a relação de empresas com os investigados, constariam comprovantes de movimentações bancárias e mensagens pelo WhatsApp, onde os acertos de pagamento teriam sido feitos. O começo de tudo foi em 25 de maio de 2021, com a “Operação Súplica”, que apurava supostos desvios de recursos públicos, por meio de transferência de recursos federais, em Cruzeiro do Sul, no Acre.
Com a apreensão do celular de Manoel da Costa Leite Júnior (MAISMED Serviços Médicos, Distribuidora e Comércio de Artigos Médicos LTDA), os policiais perceberam que o empresário queria “fechar” contratos da MAISMED com “entes públicos, para tanto, ele buscava cooptar agentes públicos e políticos de modo a ‘facilitar’ os tramites licitatórios” e a prefeitura de Canguaretama entrou “na mira” dos federais.
De acordo com a investigação, “ao longo das conversas de app ‘whatsapp’ foi possível perceber que WELLINSON FILHO atuou de forma ativa em um possível esquema de fraude em licitação, cooptando o MANOEL, marcando encontros com este e o prefeito WELLINSON RIBEIRO, seu pai”.
Wellinson Ribeiro é prefeito afastado de Canguaretama. Ele foi indiciado indiciado e preso referente à gestão entre os anos de 2009 e 2010, condenado por crimes de responsabilidade. Wellinson Ribeiro é irmão do atual prefeito Wilsinho Ribeiro, candidato nas próximas eleições de outubro.
Com informações do Blog do Gustavo Negreiros