SELO BLOG FM (4)

Servidores da Saúde de Natal decidem suspender greve depois de um mês de paralisação

DECISÃO FOI TOMADA NESTA SEXTA-FEIRA (13), DEPOIS QUE A CATEGORIA RECEBEU NOVA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL APRESENTADA PELA PREFEITURA DA CAPITAL POTIGUAR. FOTO: CEDIDA

Servidores da Saúde de Natal decidiram nesta sexta-feira (13) suspender a greve que começaram há mais de um mês, no dia 11 de abril.

Segundo o Sindsaúde, que representa a categoria, a decisão aconteceu durante uma assembleia realizada pela manhã, onde os profissionais consideraram “avanços na negociação”.

A assembleia extraordinária aconteceu em frente à Câmara Municipal, onde foi avaliada a nova proposta da Prefeitura de Natal e a possível judicialização do movimento.

Segundo o Sindsaúde, no entanto, fica mantido estado de greve, para observação do cumprimento dos pontos acordados na nova proposta.

“Caso a gestão não obedeça o acordo, principalmente no que diz respeito a primeira reunião da comissão da saúde para discutir as pautas, na primeira quinzena de junho, a saúde vai parar novamente”, informou a entidade, em nota.

Entre os principais pontos propostos pela prefeitura para a categoria estão:

  • Tabela salarial atualizada – Grupo Auxiliar de Saúde, em 69,66%; Assistente em Saúde, em 62,97%; Técnico em Saúde, em 24,77% e Especialista em Saúde, em 9%;
  • Os profissionais do grupo Assistente em Saúde detentores de diploma ou certificado expedido por curso técnico, receberão seus vencimentos em conformidade com a tabela de Técnico em Saúde.
  • Formação de uma comissão permanente com um representante de cada sindicato: Sindsaúde/RN, Sindern, Soern e Sinfarn, além de secretarias municipais, bem como da Câmara Municipal através da Comissão de Saúde e Comissão de Direitos Humanos e Trabalho, para tratar da implantação e pagamento retroativo das gratificações, adicionais de insalubridade, adicionais noturnos, atualização de quinquênios, progressões funcionais e revisão do plano de cargos, carreiras e vencimentos, com primeira reunião prevista para a primeira quinzena de junho.

A greve unificada da saúde de Natal durou um mês e dois dias. No período, serviços de saúde foram paralisados e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por exemplo, operou com apenas metarde das ambulâncias.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui