SELO BLOG FM (4)

Senador critica alinhamento do governo Lula a terroristas no Oriente Médio

FOTO: ÁLVARO MACIEL

Enquanto o governo Lula (PT) mantém uma posição ambígua e ideologicamente enviesada diante dos conflitos no Oriente Médio, foi o Senado — por meio do Grupo Parlamentar Brasil-Israel — que assumiu a dianteira na proteção dos brasileiros em território israelense.

Nesta quarta-feira (18), o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do grupo, realizou uma videoconferência com a vice-ministra de Relações Exteriores de Israel, Sharren Haskel, para agradecer o apoio decisivo na retirada de autoridades brasileiras em meio aos recentes ataques do Irã a Israel.

A ação, que contou com o envolvimento direto da embaixada israelense no Brasil e do governo do país do Oriente Médio, garantiu a segurança e o retorno das comitivas brasileiras. Segundo Viana, a postura diplomática adotada atualmente por Brasília foi um dos maiores obstáculos enfrentados.

“A posição política adotada pelo Brasil é vista como hostil pelo governo israelense. Isso limitou muito a atuação do Itamaraty nas negociações”, afirmou o senador.

O episódio expôs mais uma vez o afastamento do governo Lula de aliados históricos do Ocidente, como Israel, em nome de um alinhamento com regimes autoritários ou radicais.

Em nota oficial divulgada no último sábado (14), o Grupo Parlamentar Brasil-Israel lamentou o posicionamento do Executivo diante do ataque promovido pelo Irã.

“Mais uma vez, o Brasil escolhe se alinhar aos que disseminam o terror, em vez de se posicionar firmemente ao lado das nações livres e democráticas”, diz o texto assinado por Carlos Viana.

Além da evacuação das autoridades, o senador destacou a necessidade de uma nova etapa da operação para garantir a saída de brasileiros que estão em Israel como turistas ou residentes temporários.

“É hora de o governo parar de se esconder atrás do discurso neutro e agir de forma concreta pela segurança dos seus cidadãos”, afirmou.

Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui