Estudantes do Rio Grande do Norte em fase de conclusão do 9º ano do ensino fundamental agora ganham nova oportunidade de aliar formações básica e técnica em sala de aula, em um modelo educacional que prima pelo olhar para o futuro. Em 2025, o Senac RN passará a oferecer a modalidade de Ensino Médio integrado com a formação técnica na área de Tecnologia da Informação.
O Ensino Médio Técnico será ofertado com uma carga horária total de 3.100 horas, em que o estudante terá, ao longo de três anos, acesso aos componentes curriculares obrigatórios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e matemática e suas tecnologias.
A BNCC será integrada à formação profissional do curso de Técnico em Informática para Internet. Ao fim de cada ano, os estudantes recebem certificações intermediárias, que os habilitam a realizar atividades profissionais. Na conclusão do 3º ano, eles terão em mãos o diploma de Ensino Técnico Integrado ao Médio. O egresso estará capacitado para atuar no segmento de TI como desenvolvedor front-end, back-end e mobile.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a área de tecnologia está aquecida e há uma busca cada vez maior por profissionais qualificados. “Esse mercado deve continuar crescendo nos próximos anos. Com a qualificação obtida pelo curso técnico integrado ao Ensino Médio, o aluno egresso terá muito mais oportunidades para inserção no mercado de trabalho e melhores chances de desenvolvimento profissional”, afirmou.
Para o lançamento, foram ofertadas um total de 160 vagas, distribuídas em duas turmas com 40 vagas cada – uma pela manhã e outra à tarde. As aulas terão início em fevereiro de 2025 nas unidades do Senac na Zona Norte, em Natal, e na unidade localizada em Mossoró, no bairro de Nova Betânia.
Ex-aluna do Senac RN, a servidora pública Thelma Borges não hesitou em matricular seu filho, Thiago, no Ensino Médio Técnico. Ele foi o primeiro jovem a preencher o quadro de vagas, ofertadas na unidade do Senac na Zona Norte. ”Quando soube que era um curso técnico de ensino médio, alcançando jovens como meu filho, não pensei duas vezes. Certamente, será para ele uma verdadeira preparação para o mercado de trabalho, sem se descuidar da formação social e humana, que sempre vi na minha experiência como ex-aluna do Senac”, afirmou.
Tecnologia e ensino de excelência
O material didático que será ofertado aos alunos é da empresa GeekOne, especializada em tecnologia na área da aprendizagem. O conteúdo será disponibilizado em formato inteiramente digital, por meio dos computadores portáteis Chromebook, desenvolvidos pela Google.
Em 2024, o Senac RN qualificou quase 30 mil pessoas e, agora, com a oferta do Ensino Médio Técnico, a instituição pretende alcançar mais pessoas na missão de educar para o mercado de trabalho. O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, destaca que a nova modalidade será um diferencial para os jovens.
“As habilidades e competências, como gestão de projetos, raciocínio lógico e resolução de problemas, tão comuns na área de TI, são muito requisitadas também em outras esferas do mercado de trabalho. Além disso, quem domina as ferramentas tecnológicas e sabe aplicá-las nas mais diferentes áreas está à frente de seus concorrentes”, explicou.
As mensalidades têm valores compatíveis com o mercado e, para filhos de trabalhadores do comércio e comerciários, é concedido um desconto de 25% no valor, desde que o pagamento seja realizado pontualmente.