SELO BLOG FM (4)

Senac RN busca parcerias com instituições portuguesas para intercâmbio de conhecimentos

FOTO: DIVULGAÇÃO

Conhecer projetos inovadores e estabelecer parcerias nos segmentos de turismo, gastronomia, internacionalização de empresas e tecnologia da informação. Esse também foi um dos focos da missão técnica promovida pela Fecomércio RN e pelo Senac, que está em Portugal por ocasião da 35ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos maiores eventos do segmento na Europa. O grupo foi acompanhado pelo presidente do Sistema Fecomércio Pernambuco, Bernardo Peixoto, e por diretores do Sistema Comércio PE.

Ao longo da semana, foram realizados encontros com as escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e de Setúbal, com o Instituto Politécnico de Setúbal, com o Porto Digital Europa e com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto (ESHTE Porto), que se destaca por cursos na área de enologia.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirma que uma das diretrizes do trabalho desenvolvido pelo Senac é a busca por intercâmbio de boas práticas, em âmbito nacional e internacional.

“Temos diversos projetos em andamento, oriundos de parcerias com entidades que são referência em seus segmentos. A busca pelo aperfeiçoamento de nossas práticas permite que possamos manter a melhoria contínua de nossos cursos e lançar novos projetos”, garantiu.

A vice-presidente da ESHTE Porto, Mônica Oliveira, comentou que a entidade possui protocolos de parcerias com diversos países e tem interesse em estreitar relacionamento com o Sistema Comércio Potiguar. “Estamos construindo um hotel escola com o intuito de ampliar a formação de nossos alunos. O modelo de atuação do Barreira Roxa nos interessou bastante”, disse.

Localizada na região da Arrábida, área iminentemente turística, a escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal é uma das 12 que integra a Rede Turismo Portugal, responsável pela formação de profissionais para atender as demandas do segmento.
A diretora da entidade, Helena Lucas, também reforçou a intenção de estruturar um termo de cooperação voltado à formação de professores e intercâmbio de alunos.

Porto Digital Europa

O Porto Digital Europa, localizado em Aveiro, é uma extensão do Porto Digital brasileiro, sediado em Recife. O hub visa internacionalizar startups e empresas de tecnologia brasileiras, facilitando seu acesso ao mercado europeu, além de servir como ponte para empresas portuguesas interessadas no mercado brasileiro.

Marcelo Queiroz destacou que o objetivo da visita foi conhecer a estrutura e os projetos que o Porto Digital Europa vem desenvolvendo. “O Sistema Fecomércio RN tem sido um destaque nacional na expansão da Inteligência Artificial e de tecnologias educacionais inovadoras, por meio do Senac. Foi um momento rico de troca de experiências e aproximação, a fim de identificarmos oportunidades de novas parcerias e boas práticas a serem implementadas em nosso estado”, afirmou.

Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em parceria com a Apex Brasil, o Senac RN irá preparar 200 empresas norte-rio-grandenses para o processo de internacionalização. “O Porto Digital Europa pode ser um importante parceiro no desenvolvimento de ações para este público”, finalizou Queiroz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui