
Com sucesso de público no São João, a Prefeitura do Natal anunciou, nesta quarta-feira (11), durante entrevista coletiva, incremento na estrutura do evento, com melhorias no trânsito, acessos e segurança. As alterações foram definidas com base no número de pessoas registrado na festa realizada de 6 a 8 de junho, no polo Arena das Dunas.
A área da Praça de Eventos da Arena das Dunas será ampliada em 32 mil metros quadrados para garantir uma festa ainda mais confortável para todos. Os acessos foram otimizados, com entrada liberada pela na Av. Lima e Silva. As revistas de segurança do público manterão o mesmo o rigor.
O evento contará ainda com redimensionamento das torres e painéis de LED. Uma nova praça de alimentação será instalada no local. Além disso, as áreas de saída de emergência também serão ampliadas.
“Com todas essas ações, a Prefeitura do Natal reforça o compromisso em oferecer à população um São João seguro, organizado e acessível, garantindo que os festejos continuem sendo um sucesso de público e alegria na capital potiguar”, destacou a secretária de Cultura de Natal, Iracy Azevedo.
Trânsito
De acordo com o inspetor da STTU, Rodrigo Costa, a operação viária começará às 15h. O bloqueio irá ocorrer às 15h na Avenida Lima e Silva (Viaduto Estaiado), sentido Candelária → Centro. Às 17h sentido contrário (Centro → Candelária).
Outros pontos que podem ser bloqueados conforme a necessidade são: Viaduto do Quarto Centenário (BR-101); Cruzamento Av. Romualdo Galvão x Av. Miguel Castro; Cruzamento Av. Prudente de Morais x Av. Miguel Castro; Rua São José x Av. Capitão Mor-Gouveia; Rua Militão Chaves x Av. Prudente de Morais.
Locais exclusivos para embarque e desembarque de aplicativos e táxis:
Nacional Veículos (Prudente de Morais – sentido Candelária); Após o Pittsburg (sentido Petrópolis) e na parada do Posto 30 de Setembro (sentido Candelária).
Ponto exclusivo para mulheres:
A Estação Delas também será instalada na Rua Morais Navarro (ao lado do Sebrae com o apoio da Patrulha Maria da Penha e agentes de mobilidade).
Praças de táxis:
Lima e Silva (próximo a Romualdo Galvão);
Prudente de Morais (lateral do Viaduto Estaiado – sentido Centro).
Reforço no transporte público:
Para os usuários do transporte público, a frota contará com 16 ônibus extras a partir das 2h30 da manhã. Saída: Avenida Senador Salgado Filho (próximo à passarela da Igreja Universal).
Linhas especiais de ônibus:
N-07: Alvorada IV / Mirassol; N-08: Redinha / Mirassol; O-33: Planalto / Praia do Meio; S-50: Serrambi / Santa Catarina; L-54: Rocas / Ponta Negra; O-63: Felipe Camarão / Mirassol; N-73: Santarém / Ponta Negra; N-77: Parque dos Coqueiros / Mirassol; N-79: Parque das Dunas / Mirassol.
Monitoramento: Inspetores e agentes de trânsito estarão acompanhando toda a operação.
Segurança
A secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, ressaltou que as revistas com detectores continuarão sendo realizadas. Bebidas em garrafas de vidro seguem proibidas. “Para esta edição da festa, contaremos com o apoio da Defesa Civil para monitorar a passarela da Prudente de Morais, que será utilizada apenas para o tráfego de pedestres”, reforçou Samara.
O reforço no policiamento também foi anunciado. Segundo o coronel Harrison, a haverá aumento no efetivo de segurança. “Como a nossa previsão de público para este final de semana está baseada no volume registrado no sábado anterior, vamos aumentar o efetivo de policiamento a pé em todo o perímetro do evento, com cerca de 150 policiais, além do policiamento motorizado no entorno. No total, teremos entre 220 a 250 operadores de segurança da Polícia Militar atuando”, destacou o coronel.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ampliará o atendimento médico no local. O número de ambulâncias UTI foi duplicado, passando de 7 para 14 além da adição de 5 ambulâncias de suporte básico. O posto médico avançado será deslocado para a área de maior concentração de público.
Assistência Social
A secretária do Trabalho e Assistência Social, Nina Souza, reforçou a importância do acompanhamento dos pais ou responsáveis de crianças de até 10 anos na festa. “A Semtas estará presente para garantir a segurança dos jovens. Contaremos com o apoio de conselheiros tutelares das quatro regiões do município, tornando a festa um local mais seguro para todas as idades”, disse Nina.
Além disso, Nina reforçou o apelo à população para continuar contribuindo com a doação de alimentos, que serão doados para o Banco de Alimentos da Prefeitura, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.
Urbana
De acordo com o presidente da Companhia de serviços urbanos do município (Urbana), Alvamar Vale, 340 profissionais de limpeza pública estarão trabalhando na festa. O número representa o dobro de colaboradores presentes no último evento. Haverá também mais lixeiras e contêineres espalhados por todo polo Arena das Dunas.