Conforme a coluna Claudia Meireles noticiou na última quarta-feira (8/1), o rei Frederik X da Dinamarca tomou uma medida após o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, insistir em comprar a Groenlândia. Ele lançou uma versão atualizada do brasão real com a região desejada pelo presidente norte-americano e as Ilhas Faroé com mais destaque – ambos são territórios autônomos do Reino da Dinamarca. Na terça-feira (7/1), Trump ainda disse não descartar uma ação militar para assumir o controle da ilha.
No antigo brasão, os dois territórios autônomos compartilhavam o mesmo campo na arte. Agora, na versão atual, tem um urso polar, que simboliza a Groenlândia, e um carneiro, ícone das Ilhas Faroé, em espaços diferentes, com destaque.
Rei Frederik X da Dinamarca
Frederik X subiu ao trono em janeiro de 2024, depois que sua mãe, Margrethe II, abdicou formalmente após 52 anos como rainha. Ela foi a monarca mais longeva da Europa, tendo assumido o cargo automaticamente em 14 de janeiro de 1972, após a morte do pai, o rei Frederik IX. À época, a realeza tinha 31 anos.
Quando Frederik Andre Henrik Christian nasceu, em maio de 1968, quem estava no comando da Coroa dinamarquesa era o seu avô materno, o rei Frederik IX. O primogênito de Margrethe se tornou o príncipe herdeiro antes de completar 4 anos.
O príncipe Henrik e a rainha Margrethe com os dois filhos
Com a ascensão da mãe ao posto de monarca, Frederik lamentou ter sido educado “por amas e governantas” em uma entrevista à revista New Idea. Uma das mágoas do atual rei foi ver os pais colocarem os deveres reais à frente da criação dos filhos.
“Não tive muito contato com os meus pais até os 21 anos. Quando era pequeno, era-lhes apresentado, já lavado e escovado, antes de ser posto na cama”, recordou Frederik.
O atual monarca da Dinamarca recebeu educação privada no Palácio de Amalienborg. Em seguida, estudou na Normandia, região francesa. De volta para a terra natal, ele concluiu o ensino secundário. Já a graduação em ciências políticas ocorreu na Universidade de Aarhus, considerada uma das melhores do mundo.
Na juventude, contudo, o primogênito de Margrethe II resolveu chamar a atenção dos pais com atitudes de rebeldia, alguns episódios resultaram até em hospitalização.
Metrópoles