SELO BLOG FM (4)

Saia do sofá: Governo do RN promove ação no Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo

Sedentarismo já é considerado um problema de saúde pública. Foto: Divulgação

Sedentarismo já é considerado um problema de saúde pública. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) vai celebrar o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo com a ação “Saia do sofá, diga não ao sedentarismo”. O evento será realizado no dia 10 de março, a partir das 8h, no Centro Administrativo, em frente ao prédio da Governadoria, com a realização de avaliação física, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), frequência cardíaca, aferição da pressão arterial, teste de glicose e orientações de atividades físicas para os funcionários do Centro Administrativo.

De acordo com secretário adjunto da SEEL, João Pessoa, a ação visa alertar os problemas de saúde causados pelo sedentarismo aos trabalhadores e população em geral. “Esta data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde para alertar sobre as doenças e conseqüências causadas pela falta de exercícios físicos e por meio da ação “Saia do sofá, diga não ao sedentarismo”, queremos avisar aos funcionários do Centro Administrativo e o público em geral que o sedentarismo é um problema de saúde muito sério e que pode ser contornado através da atividade física”, revelou.

Como profissional de educação física, João Pessoa, numerou uma série de benefícios ocasionados pela prática de exercícios físicos regularmente. “A atividade física aumenta a capacidade de trabalho mental, melhora o raciocínio, diminui a pressão sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, ajudando a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo, mantendo o peso em níveis adequados, sem falar na melhora da auto-estima”, explicou o secretário. A ação “Saia do sofá, diga não ao sedentarismo” vai contar com o apoio dos alunos do curso de Educação Física da UNP.

No ano passado, o Ministério do Esporte realizou o Diagnóstico Nacional do Esporte, um estudo que apontou que 45,9% dos brasileiros não realizam atividade física. Segundo o secretário João Pessoa, os dados servem para reforçar a importância das políticas públicas do Governo do Estado voltadas para a prática esportiva no Rio Grande do Norte. “O Governo do Estado, através da SEEL vem fazendo a sua parte desde 2015, hoje temos calendário anual de eventos esportivos que atendem da criança ao idoso”, comunicou

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui