SELO BLOG FM (4)

Réveillon em Natal: hotéis devem ter ocupação de, pelo menos, 77%

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN) projeta taxa de ocupação média na rede hoteleira de Natal de, pelo menos, 77% para o Réveillon. O trade turístico está otimista uma vez que, além dos fatores já conhecidos, como a chegada da estação mais quente do ano e as tradicionais festas de final de ano, a expectativa de conclusão das obras da engorda de Ponta Negra também tem animado o setor. De acordo com Edmar Gadelha, diretor da ABIH-RN, há perspectivas de que o índice de ocupação possa ser ainda maior. “Temos esta projeção [de 77%] até o momento mas, até lá [o Réveillon], a gente espera um aumento considerável”, afirma.

A expectativa, portanto, é superar o índice de 2023, que é exatamente igual ao projetado atualmente para o próximo Réveillon. As boas perspectivas, no entanto, não se restringem somente às previsões da ABIH. Têmis Godoy, gerente comercial de um hotel com 180 leitos à beira-mar de Ponta Negra, diz que a ocupação em novembro gira em torno de 85%. Em razão disso, o otimismo em relação ao final do ano é alto. “O último feriado [da Consciência Negra] foi muito bom e a tendência é crescer ainda mais em dezembro, no Natal e especialmente no Réveillon. Grande parte dos nossos apartamentos já está reservada”, afirma.

Segundo Godoy, a engorda de Ponta Negra, prevista para ser finalizada antes do dia 31 de dezembro, tem impulsionado o desenvolvimento do setor. “Nossa expectativa é toda em cima dessa obra, porque estão sendo pensadas festas na areia da praia. Então, a gente espera que vai ser algo muito bom para o hotel e para a cidade. Temos visto que os serviços já estão na metade do perímetro total a receber a engorda, por isso, nossa expectativa é muito boa. Ano passado, ficamos apreensivos, porque foi difícil atrair os turistas”, aponta a gerente. O desejo pela conclusão da obra não se restringe ao segmento de hotelaria.

Quem trabalha no ramo de alimentação fora de casa também espera que as festas de final de ano na capital aconteçam em uma estrutura bem diferente da atual, onde a praia perde toda a faixa de areia quando a maré sobe. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra), a engorda conta com mais de 50% de conclusão. A previsão de finalização total segue mantida para o fim de dezembro. “Espero que dezembro seja um mês muito bom, como normalmente acontece até o Carnaval”, comenta Luca Cocconi, que tem um restaurante italiano na Avenida Erivan França.

Quem já está aproveitando as belezas da cidade, aprova a rede hoteleira local, mas reconhece que a infraestrutura da praia precisa de ajustes. A assistente comercial Cláudia Tapaldo, de 44 anos, veio de São Paulo com o marido para curtir uns dias de férias em Natal. Antes, ela passou por João Pessoa (PB) e, já em território potiguar, visitou São Miguel do Gostoso e Touros. “Vim para cá há 10 anos e adorei. A estrutura hoteleira da cidade é maravilhosa, uma das melhores do País. Recomendo para todo mundo. O calor aqui é incomparável, a beleza é ímpar, as pessoas são muito atenciosas”, disse.

O aposentado Dalmo Pereira, de 66 anos, veio de Pará de Minas com a namorada para curtir o RN. Ele esteve pela primeira vez em Natal há mais de 10 anos. Apaixonado pela capital potiguar, ele reivindica a conclusão das obras da engorda para revitalizar de vez a principal região turística da cidade. “Vai ser um luxo contar com essa obra para melhorar a estrutura. É preciso construir banheiros também, porque Ponta Negra é o coração de Natal. Merece ser bem cuidada”, destaca.

Desempenho deve ser o melhor dos últimos anos

Para as entidades que representam o trade turístico do Estado, Natal terá um dos melhores desempenhos dos últimos anos para o mês de dezembro, com alta expectativa de que as projeções atuais da ABIH para o Réveillon sejam superadas. George Costa, presidente da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio RN, disse que os investimentos ainda em curso funcionam como um importante atrativo para a recuperação do setor turístico da cidade. “Eu acredito que esse índice de 77% vai subir em função do mercado que a gente chama de turismo regional. É aquele cliente que decide mais em cima da hora e pega o carro, ônibus ou a van junto com a família e vem para cá”, falou.

“Isso deve acontecer, especialmente, a partir do anúncio da programação de Réveillon feito pela Prefeitura [na última sexta-feira] para Ponta Negra, que tem o potencial de despertar o desejo do turista que vai querer aproveitar o novo cenário da praia, com as obras da engorda”, avalia Costa. Grace Gosson, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) explicou que observa uma retomada do setor e afirmou acreditar num desempenho muito bom para o trade neste período de final de ano. “Acredito em um desempenho verdadeiramente melhor do que os anos anteriores”, pontuou.

Segundo ela, os diversos segmentos que compõem o setor têm se organizado para atender à crescente demanda. “Os hotéis e pousadas estão investindo mais na capacitação de equipes e na modernização de serviços. Já os bares e restaurantes têm se preparado com novos cardápios, eventos temáticos e horários estendidos para aproveitar ao máximo o aumento no fluxo de turistas. A decoração natalina também dá um clima festivo à cidade, e estimula a chegada de mais visitantes”, avaliou.

Para Paolo Passariello, presidente da Abrasel, a escassez de mão de obra qualificada é um gargalo, mas isso não tira o otimismo em relação ao crescimento do setor. “Para o final de ano, temos boas expectativas e o nosso setor olha a engorda como um elemento de melhoria para o fluxo turístico. Com o avanço da obra e projeção de ajuste na orla, isso deverá trazer ainda mais turistas para a capital. O setor, nos finais de ano, sempre implementa os colaboradores, mas a escassez de profissionais que já vem de algum tempo, complica um pouco as coisas”, detalhou.

Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav), citou que o aumento no número de voos, o qual resultou em uma alta de 11,84% na oferta de novos assentos para o último trimestre do ano para o Estado, é outro fator que anima o trade. “Além disso, o mercado de turismo de experiência tem crescido, com roteiros que valorizam nossa cultura, gastronomia e belezas naturais. O trade está preparado para receber esse público com qualidade e excelência. Trabalhamos em parceria com setores públicos e privados para garantir que o RN continue em destaque no cenário nacional e internacional”, garantiu.

Maioria dos visitantes é do Nordeste

Para entender o perfil do turista que chega a Natal, a ABIH-RN utiliza como base os dados do Sistema de Inteligência Turística do RN (Sírio), plataforma desenvolvida por meio de parceria do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), com a Fecomércio RN e o Senac, com atualização a cada três meses. Para o último trimestre, iniciado em outubro, a plataforma aponta que a maioria dos turistas que devem chegar a Natal até dezembro vem de outros estados do Nordeste (42,34%), seguidos do Sudeste (34,04%), Centro-Oeste (9,92%), Sul (6,18%) e Norte (3,61%). Os turistas brasileiros, de modo geral, respondem por 97,68% dos visitantes.

Na subdivisão por capitais com maior índice de turistas que visitam a cidade, São Paulo lidera, com índice de 9,18%, acompanhada de Recife e Rio de Janeiro (ambas com 4%), Belo Horizonte (3,49%), Brasília (3,35%), Fortaleza (3,04%), João Pessoa (3,02%) e Goiânia (2,22%). É da capital goianiense, aliás, que veio a enfermeira Renata Campos, de 44 anos. “Estou adorando a cidade, que visito pela primeira vez. Fiz o passeio de buggy, de triciclo e tudo foi maravilhoso. Quero voltar com minha filha e minha irmã, que não consegui trazer dessa vez”, disse ela, que estava acompanhada de uma amiga.

“Nosso público aqui é bem misto, mas a gente costuma receber muita gente de Belo Horizonte e São Paulo. Eles passam, em média, de cinco a sete dias. O turista de Fortaleza, João Pessoa e Recife, que lideram o regional, fica de dois a três dias, em média”, detalha Têmis Godoy, gerente do hotel D’Beach, em Ponta Negra. “Aqui, quem mais aparece são brasileiros (São Paulo e Minas Gerais) e sul-americanos (uruguaios, chilenos e argentinos)”, relata Luca Cocconi, dono do restaurante LavAzza. De acordo com o Sirio, os turistas estrangeiros representam 3,92% do total de visitantes da cidade.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui