SELO BLOG FM (4)

Prefeito é afastado no Maranhão por desvio de verbas

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta quarta-feira (22) a Operação Santa Chaga, que investiga o desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município de São Benedito do Rio Preto, no Maranhão.

A ação resultou no afastamento temporário do prefeito Wallas Rocha (Republicanos), além de três membros da Secretaria Municipal de Educação.

Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís.

A PF apura o uso de verbas da educação para beneficiar pessoas sem vínculo com o setor, empresas contratadas de forma irregular e familiares de agentes políticos. Parte dos recursos, segundo as investigações, teria sido utilizada para compra de apoio eleitoral.

Os investigados podem responder por peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. O inquérito segue sob sigilo. Até o momento, o prefeito Wallas Rocha não se pronunciou.

Com cerca de 18 mil habitantes, São Benedito do Rio Preto tem o pior Ideb do país nos primeiros anos do ensino fundamental.

Denúncias do programa Fantástico, exibidas em novembro de 2024, revelaram que mais de 1,5 mil pessoas teriam recebido repasses do Fundeb entre janeiro de 2023 e julho de 2024. Só onze parentes do prefeito e da primeira-dama teriam embolsado R$ 317 mil.

Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui