SELO BLOG FM (4)

Pré-candidato, Cadu Xavier afirma que é “o mais capacitado” para governar o RN

FOTO: REPRODUÇÃO

O atual secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier (PT), afirmou que se considera “a pessoa mais capacitada” para governar o Estado a partir de 2026. Em entrevista à rádio CBN, o auditor fiscal com 20 anos de carreira garantiu que não sonhava com a possibilidade, mas que, diante dos desafios enfrentados na gestão pública, sente-se pronto para a missão.

“Não foi a mosca azul que me picou. É a motivação de enfrentar problemas reais, como o déficit da Previdência, a crise de pessoal, o reequilíbrio fiscal e a modernização do Estado”, afirmou. Xavier destacou que sua pré-candidatura surge não por vaidade, mas como reconhecimento técnico pelo trabalho realizado na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT), que o escolheu como sucessor e pré-candidata ao Senado.

Desde a transição de governo em 2018, Cadu tem desempenhado papel central nas áreas fiscal e tributária. Inicialmente à frente da Secretaria de Tributação, ele passou a comandar a nova Secretaria de Fazenda, que unificou Tributação e Finanças, fortalecendo a articulação de investimentos e a gestão financeira do Estado.

Segundo o secretário, o maior desafio atual do Rio Grande do Norte é o elevado comprometimento da folha de pagamento com as receitas do Estado. Ele ressalta que o RN lidera esse índice no país e defende uma trajetória de contenção e reestruturação fiscal. “Não há solução mágica. É matemática. Precisamos conter o crescimento da despesa e ampliar a receita com crescimento econômico, sem aumento de impostos”, explicou.

Cadu citou como medida estruturante a política aprovada no governo Fátima que limita o crescimento da folha salarial a 80% do crescimento da receita. Para ele, essa iniciativa pode garantir uma folga fiscal progressiva e permitir que o Estado retome a capacidade de investimento nos próximos anos.

O pré-candidato reconheceu o desafio de se tornar mais conhecido do eleitorado potiguar, mas disse que pesquisas internas indicam boa receptividade. “Temos pesquisas internas que nos animam. O acolhimento que recebo da militância do PT, dos aliados e da população nas agendas que participo é muito positivo. Estou batendo escanteio e cabeceando, conciliando a gestão com a construção de um projeto político”, afirmou.

Sobre alianças, Cadu reforçou que sua pré-candidatura está sendo construída em diálogo com o grupo político de Fátima Bezerra e os aliados, descartando qualquer tipo de imposição ou ruptura. “Quero representar esse projeto que colocou o Estado nos trilhos e tem muito mais a fazer. Esse é o espírito que me move”, disse.

Na entrevista, também abordou temas como segurança pública e infraestrutura. Destacou a melhora nos índices de criminalidade e defendeu a prorrogação do concurso da Polícia Militar de 2023, assegurando que o governo está atento à demanda dos aprovados.

Entre os investimentos estruturantes em andamento, citou a segunda etapa do programa de recuperação de estradas, a duplicação da BR-304 e a modernização da infraestrutura portuária. “Temos mais pessoas com carteira assinada do que com Bolsa Família no Estado. Isso é resultado de trabalho, de política pública, de gestão séria. E é isso que quero continuar fazendo pelo RN”, concluiu.

Com informações do Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui