SELO BLOG FM (4)

Ponta Negra terá novo projeto de urbanização

FOTO: DIVULGAÇÃO

A praia de Ponta Negra, cartão-postal de Natal, vai passar por um novo processo de requalificação urbana. A Prefeitura de Natal deu início às discussões para o projeto de urbanização e paisagismo da orla da zona Sul da cidade, complementando a obra de engorda concluída neste ano. O prefeito Paulinho Freire instituiu, por meio do decreto 13.370/2025, um grupo de trabalho que ficará responsável pela elaboração das diretrizes e do projeto da chamada “Nova Ponta Negra”.

“Essa nova fase da orla de Ponta Negra é um projeto que exige cuidado, escuta e planejamento. Estamos construindo algo que vai impactar positivamente a vida de quem mora, trabalha e visita a nossa cidade. E isso precisa ser feito com responsabilidade e visão de futuro”, destacou o prefeito Paulinho Freire durante reunião realizada nesta segunda-feira (2), com seu secretariado, na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

O grupo de trabalho reúne inicialmente 11 secretarias municipais, além do Conselho de Governança da Prefeitura, que também foi integrado ao processo. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) também passará a compor o GT, conforme adiantou o secretário municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovação (SEPAE), Arthur Dutra. “O grupo foi instalado com as secretarias integrantes e foi apresentado quais são as atribuições e o que vai ser feito a partir de agora., tanto as questões ambientais, quanto de infraestrutura, social e econômica. ”, explicou Arthur.

O primeiro passo dos trabalhos será a realização de um diagnóstico amplo e detalhado da área de Ponta Negra, abrangendo aspectos ambientais, urbanísticos, sociais, econômicos e de infraestrutura. Cada secretaria envolvida deverá apresentar dados, informações e projetos já existentes relacionados à região. Além disso, Dutra explica que a Procuradoria Geral do Município (PGM) está encarregada de elaborar uma proposta de regimento interno para o funcionamento do grupo de trabalho, de modo a organizar e ordenar os próximos passos do projeto. “Depois desse diagnóstico, vai ser definido o cronograma de audiências públicas. E também qual vai ser a área de abrangência desse projeto. Isso ainda não está definido, só será definido depois desse levantamento de todas as informações”, completou.

A ideia é ouvir a população local, desde os trabalhadores da área de comércio, hotelaria e lazer, passando pelos pescadores e artesãos, sem esquecer as demandas dos moradores.

O modelo de seleção do projeto urbanístico e paisagístico da Nova Ponta Negra será realizado por meio de um concurso de arquitetura e urbanismo. De acordo com Arthur Dutra, os parâmetros dessa seleção serão estabelecidos com base no diagnóstico realizado e no tema de referência que será elaborado, levando em consideração tanto as diretrizes estabelecidas no decreto como as escutas públicas com moradores, comerciantes, setor turístico e instituições representativas. “Esse termo de referência vai dizer quais são os requisitos que o projeto precisa ter. E ele vai levar em consideração os itens que o decreto já estabeleceu como prioritários, além das escutas com a sociedade, com as comunidades, com o trade turístico e com as instituições de maneira geral”, esclareceu Arthur.

O secretário também reforça que o objetivo desse projeto é complementar a obra de engorda, trazendo uma proposta de urbanização e paisagismo para a parte urbana da praia, ou seja, a faixa que compreende calçadão, acessos, equipamentos urbanos e demais estruturas, excluindo a faixa de areia. “De maneira geral, é para trazer um novo conceito de urbanização e paisagismo para complementar a engorda”, pontuou.

Cronograma

O grupo terá um prazo de oito meses para concluir o trabalho, contados a partir de maio deste ano. Esse prazo inclui a realização do diagnóstico, definição das diretrizes, elaboração do tema de referência, condução das audiências públicas, lançamento e conclusão do concurso público que escolherá o projeto vencedor. “Esse é o prazo final, contando do período que foi publicado o decreto, para que no começo de janeiro do próximo ano a gente já tenha o projeto pronto para ser executado”, afirmou o secretário.

Segundo ele, o direcionamento já foi dado. “Agora é só ordenar os trabalhos e estabelecer um cronograma para poder ir avançando de maneira organizada”, finalizou Arthur Dutra.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui