A interação social online se tornou uma constante para adultos e crianças. No entanto, ainda há muito a ser descoberto sobre como esses comportamentos acontecem e quais fatores os influenciam. Para explorar essa nova realidade digital, dois estudos estão recrutando voluntários, em uma colaboração entre o Laboratório de Evolução do Comportamento Humano (LECH) da UFRN, o Laboratório de Cultura, Cooperação e Cognição (LaC3) da UFPA, e o Social Cognition Lab da Queen’s University, no Canadá.
Estudo com crianças de 6 a 11 Anos
O primeiro estudo foca nas interações de crianças entre 6 e 11 anos em ambientes online. Pais ou responsáveis interessados em participar devem entrar em contato pelo WhatsApp (+1 613 305-8069) ou pelo e-mail ([email protected]) com a mensagem “Quero participar do estudo”. O processo inclui um questionário online para os responsáveis e atividades para as crianças via Google Meet, que duram cerca de 30 minutos. Todo o processo é voluntário, confidencial e aprovado pelo comitê de ética da UFPA.
Estudo sobre fatores psicológicos em adultos
O segundo estudo visa validar instrumentos psicológicos no Brasil, avaliando fatores que influenciam comportamentos dentro e fora do ambiente virtual. Esse estudo é direcionado a adultos, com ou sem filhos, incluindo pais de crianças de 3 a 6 anos, para responder um questionário sobre temperamento infantil, e pessoas maiores de 18 anos, para avaliar a percepção da desigualdade social. Interessados podem usar o mesmo número ou e-mail citado anteriormente, enviando “Quero participar do estudo” para receber as orientações necessárias. O questionário online leva cerca de 10 minutos para ser concluído.