SELO BLOG FM (4)

Permissionários do transporte alternativo travam melhorias no transporte da Grande Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O transporte intermunicipal da Grande Natal, de responsabilidade do Governo do Estado, continua estagnado, mesmo após o secretário Cadu Xavier se reunir com prefeitos da região no início de maio para discutir melhorias e garantir avanços. O encontro, que prometia o aumento de serviço, como novas linhas, mais horários e integração entre municípios, acabou resultando em quase nada concreto.

A única exceção foi a criação da linha 161, ligando Extremoz ao bairro de Petrópolis, em Natal. Essa linha começou a funcionar porque foi implantada usando o sistema de bilhetagem de Natal. Ou seja, só saiu do papel porque não dependeu diretamente do DER/RN, o Departamento de Estradas de Rodagem, responsável por autorizar mudanças no sistema intermunicipal.

E por que os outros pedidos não andaram?

Informações divulgadas por fontes ligadas ao DER/RN na sexta-feira (30) apontam que os permissionários do sistema alternativo – os donos de vans e micro-ônibus – têm feito pressão dentro do DER para impedir qualquer novidade. Alegam que novas linhas regulares podem prejudicar a operação deles.

Na prática, essa pressão tem travado tudo: propostas de novas linhas, aumento da frota e até ideias de integração tarifária. Os próprios prefeitos que participaram da reunião, como os de Macaíba e Ceará-Mirim, seguem esperando respostas para suas solicitações – que poderão não sair do papel.

A situação escancara um impasse: de um lado, o Governo promete melhorias. Do outro, os ‘donos’ dos alternativos fazem valer sua força para manter tudo como está. No meio disso tudo, a população segue sendo a mais prejudicada, enfrentando ônibus lotados, longas esperas e falta de conexão entre as cidades da Grande Natal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui