
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), exonerou o jornalista Saulo Spinelly do cargo de secretário adjunto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).
Para o lugar de Spinelly, foi nomeada Midiany Avelino, esposa do presidente da Câmara Municipal, vereador Eriko Jácome (PP). A titular da pasta segue a mesma: Andrea Dias, irmã do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Exonerado da pasta das Mulheres, Saulo Spinelly já foi nomeado para um novo cargo – agora, ele será secretário adjunto de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
As mudanças foram oficializadas nesta terça-feira (15), com a publicação de portarias no Diário Oficial do Município (DOM).
Repercussão
A nomeação de Saulo Spinelly para a Secretaria das Mulheres, realizada no início da gestão de Paulinho Freire, vinha sendo criticada pela oposição e por movimentos sociais – que cobravam que a pasta fosse comandada por mulheres.
Em nota publicada em janeiro, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres disse que a permanência de um homem na Semul comprometia a “essência da secretaria”.
Em pronunciamento nesta terça-feira, a vereadora Samanda Alves (PT), uma das principais críticas da nomeação, se manifestou sobre o assunto:
“Eu queria dizer em alto e bom som que a luta sempre vale a pena. Desde janeiro, antes mesmo do início do ano legislativo, vínhamos denunciando essa indicação inadequada, dialogando com o prefeito, com o secretário e trazendo essa pauta para a tribuna”.
Midiany Avelino, que foi secretária da Semul durante a gestão de Álvaro Dias e agora volta como adjunta da pasta, celebrou a nomeação. Em comunicado à imprensa, ela ressaltou realizações de sua gestão anterior e disse que pretende dar continuidade ao trabalho.
Portal 98 FM