A Prefeitura do Natal realizou na noite dessa segunda-feira (23) uma coletiva de imprensa para detalhar o retorno das obras da engorda da praia de Ponta Negra, zona sul da cidade. Sobre a nova jazida, localizada a 10km da costa, o professor da Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas, Francisco Caruso Jr, disse que as condições são satisfatórias e que o volume encontrado é de 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos.
“Identificamos uma jazida bem interessante que está situada quase que em frente ao Morro do Careca, distante 10 quilômetros da costa. Ela tem uma areia extremamente boa, média, todas as condições muito satisfatórias e o volume mínimo que ela tem hoje é 1,5 milhão de metros cúbicos de sedimentos que no futuro poderá ser expandido até para outras obras ou para a própria realimentação da praia”, explicou Caruso.
A Chefe de Vistorias da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, ressaltou que, para minimizar os impactos ocasionados pelo avanço da maré, as obras da engorda da Praia de Ponta Negra são mesmo a melhor solução.
“Nós estamos aqui por essas medidas emergenciais para tentar proteger as pessoas dessa área, tentar minimizar um pouco os impactos nessas infraestruturas. Além disso, sabemos que os estudos já apontaram que a solução para aquela área seria realmente a engorda da praia de Ponta Negra, pois só assim conseguirá barrar o efeito da maré nessas estruturas, não conseguindo mais alcançar essa área. O Morro do Careca já possui erosões que tudo aponta para sua irreversibilidade”, disse Fernanda.
Ponta Negra News