O vereador Klaus Araújo, que concorre à reeleição pela federação PSDB/Cidadania, acredita que o novo Plano Diretor, aprovado na atual legislatura, será fundamental para o desenvolvimento da cidade do Natal. Como um dos relatores do projeto, Klaus enfatizou os impactos positivos que o Plano trouxe para o crescimento urbano, geração de empregos e renda na capital potiguar.
Sancionado há dois anos, o novo Plano Diretor de Natal se tornou um importante instrumento de gestão municipal, orientando o desenvolvimento da cidade com base em aspectos urbanísticos, históricos, sociais e econômicos. Desde sua implementação, Natal já começa a colher os frutos das mudanças nas regras de uso e ocupação do solo.
Klaus Araújo faz uma retrospectiva do processo de elaboração do plano, lembrando as diversas etapas que envolveram audiências públicas, oficinas, seminários técnicos e reuniões com grupos voluntários de trabalho. Esses eventos foram fundamentais para a sistematização das propostas e a organização dos atos públicos que culminaram na sanção do plano.
“Passados dois anos desde sua aprovação, a cidade já licenciou grandes empreendimentos, com um Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 1 bilhão. Além disso, novos projetos estão sendo analisados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb). A Prefeitura também planeja a apresentação de novos projetos de lei ainda este ano, visando impulsionar ainda mais o desenvolvimento urbano da cidade”, destaca.
O Plano Diretor é uma lei municipal elaborada pela Prefeitura e aprovada pela Câmara de Vereadores, que estabelece regras, parâmetros e incentivos para o crescimento sustentável da cidade. Ele tem como objetivo principal o desenvolvimento pleno das funções sociais e ambientais de Natal, garantindo um uso justo e ecologicamente equilibrado do território, conforme previsto na Lei Orgânica do Município.
Klaus Araújo reforça a importância do Plano Diretor para assegurar a qualidade de vida, bem-estar e segurança dos habitantes de Natal, destacando que a cidade está no caminho certo para um futuro mais próspero e sustentável.
Agora RN