SELO BLOG FM (4)

Manchas de óleo e contêiner encalhado são encontrados na praia de Barra do Rio, em Extremoz, após naufrágio

FOTO: REPRODUÇÃO

Manchas de óleo foram registradas nesta quarta-feira 18 na praia de Barra do Rio, localizada no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal. A suspeita é de que o material tenha origem no naufrágio da embarcação “Harmonia”, ocorrido esta semana a 90 quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte.

Além do óleo, um contêiner proveniente do mesmo navio encalhou na faixa de areia da praia. O equipamento continha carnes, frutas, bebidas e caixas de cigarro. Parte da carga foi levada por moradores que estavam na região no momento do encalhe.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz e da Defesa Civil estiveram no local para vistoria e confirmaram a presença do óleo em diversos trechos da praia. A Secretaria informou que acionou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Marinha do Brasil.

Em nota, o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) também relatou ter identificado a presença de alimentos espalhados e “sinais visíveis de resíduos oleosos”. A situação levanta preocupação quanto à possibilidade de contaminação ambiental e impactos à fauna marinha da região.

Segundo a Marinha do Brasil, o contêiner encalhado se desprendeu do navio “Harmonia”, que estava sendo rebocado após naufragar devido a “severas alterações climáticas na região”. A corporação informou que foi instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as circunstâncias do incidente.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui