SELO BLOG FM (4)

Mais de 11 mil casos prováveis de dengue já foram notificados a Sesap neste ano

MAIOR INCIDÊNCIA DE CASOS PROVÁVEIS FOI REGISTRADA NA  REGIÃO AGRESTE. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (17), que o estado registrou até o dia 7 de maio, 11.427 casos prováveis de dengue. O número é consideravelmente superior ao mesmo notificado no mesmo período do ano passado, quando 806 casos prováveis foram registrados. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, a incidência geral de casos está em 323,93 casos/100 mil habitantes.

A maior incidência de casos prováveis foi registrada na  região Agreste, onde a incidência está de 489,2 casos para cada 100 mil habitantes. As regiões do Seridó (435,77/100 mil hab.) e Metropolitana (435.06/100 mil hab.) aparecem em seguida na lista.

A Sesap também demonstra preocupação com o número de casos das demais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aesdes Aegypti. Até o momento, em 2022, já foram registrados 3.397 casos prováveis de Chikungunya e 708 casos prováveis de Zika.

“Publicamos um plano de contingência para controle das arboviroses e estamos estimulando os municípios a elaborarem os seus planos de ações com base no estadual, para que todas essas ações sejam efetivadas de forma oportuna e obtenham sucesso. Tudo isso está sendo pensado de forma regionalizada e descentralizada, para que as ações impactem nos territórios”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara.

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika.

A população pode colaborar com a notificação de possíveis focos do mosquito ou possíveis casos de dengue, zika ou chikungunya através do site NOTIFICA RN.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui