SELO BLOG FM (4)

Mãe processa sistema de saúde por não detectarem que bebê tinha Down: “teria abortado”

EDYTA MORDEL E SEU FILHO. (FOTO: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

Uma polonesa de 33 anos, chamada Edyta Mordel, ganhou os noticiários após processar o sistema de saúde do Reino Unido por ter tido um bebê com Síndrome de Down. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a mulher pede uma indenização de 200 mil libras.

No processo, a mulher afirma que gostaria de ter feito exames que detectassem a condição ao longo da gravidez, pois desta forma teria abortado a criança, mas que só soube que o bebê teria Síndrome de Down na hora do parto. Ela afirma que pediu o exame, mas os médicos negam que ela tenha feito o pedido.

“Eu teria abortado se soubesse que ele teria Síndrome de Down. Eu disse para meu médico que queria fazer o exame para diagnosticar a Síndrome de Down”, disse a mulher.

O caso é tratado como um “parto errôneo” já que a mãe queria ter feito um aborto, mas seguiu com a gravidez por, supostamente, não ter sido informada da condição do filho.

Ela diz que a indenização é uma forma de compensar os gastos extras que teve com a criação do menino, hoje com 4 anos.

Por outro lado, os advogados que defendem o sistema de saúde afirmam que ela se recusou a fazer o exame, pois sabia que havia 50% de risco de aborto espontâneo com o procedimento.

O caso está sendo julgado pelo Supremo Tribunal em Londres.

Gospel Prime

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui