
O município de Macaíba recebe, neste sábado (14), o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025, uma iniciativa nacional promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que busca difundir os valores do paradesporto e promover a inclusão por meio da prática esportiva. Na cidade, o evento será realizado em parceria com o Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba, ligado ao Instituto Santos Dumont (ISD), e contará com a apresentação de três modalidades: bocha, vôlei sentado e badminton.
O Festival é aberto a crianças e jovens de 7 a 20 anos, com ou sem deficiência, e ocorrerá das 8h às 12h, no Ginásio Edilson de Albuquerque Bezerra. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio de formulário online. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas para o evento.
Participantes
A primeira edição de 2025 do Festival Paralímpico acontece de forma simultânea em 124 municípios, mobilizando mais de 20 mil participantes em todo o país. No Rio Grande do Norte, além de Macaíba, o Festival também ocorrerá nas cidades de Mossoró e Currais Novos.
O Festival Paralímpico foi realizado pela primeira vez em 2018, com 48 locais e mais de 7 mil crianças. O evento proporciona a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.
Em 2024, o Festival Paralímpico contou com a presença de um número recorde de inscritos, mais de 44 mil crianças em duas edições do evento, que contou com um total de 120 núcleos.
A expectativa é para que haja a ampliação do número de atletas no País, a cada ano, devido a esses investimentos.