SELO BLOG FM (4)

Lula quer uma linguagem própria de IA para o Brasil, diz ministra

FOTO: REPRODUÇÃO

Nessa quarta-feira (2), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o Brasil tenha uma inteligência artificial (IA) com uma “linguagem própria”. A ideia é que a tecnologia não possua nenhum tipo de viés.

A ministra deu a declaração durante cerimônia de posse do novo diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Lisandro Zambenedetti Granville, em Brasília. De acordo com Luciana Santos, o pedido de Lula consta no plano brasileiro de inteligência artificial.

– Temos de ter nossa linguagem própria para evitar o que a gente vê no mundo, os vieses. E para poder adequar a nossa cultura, o nosso jeito de ser. Não dá para a inteligência artificial dizer que quem desenvolveu o avião foram os irmãos Wright e não o Santos Dumont, que é um brasileiro – ressaltou.

Ela também disse que o tema da IA é central no governo Lula, ao comentar o lançamento, no ano passado, de um plano nacional para o desenvolvimento da tecnologia no país.

– Apresentamos um plano que é ousado, mas ao mesmo tempo factível. Estamos partindo da nossa capacidade instalada para dar passos. (…) Vamos cada vez mais dar passos largos, inclusive na rede de data centers que vai estar espalhada pelo país, ainda mais como o nosso diferencial competitivo de ter uma matriz energética limpa e renovável – destacou.

Pleno News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui