SELO BLOG FM (4)

Livro com biografia do médico Paulo Xavier Trindade será lançado amanhã no Iate Clube

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma das mais importantes figuras do universo da medicina e da própria cultura potiguar, Dr. Paulo Xavier Trindade – diretor superintendente do Hospital Infantil Varela Santiago – lança amanhã (04) um livro com a biografia da sua vida, memórias da sua infância e adolescência, e detalhes da sua trajetória acadêmica e profissional. Na manhã desta quarta-feira, o médico lançou o livro para colaboradores do hospital, no auditório da instituição.

O livro “Menino na Guarita” foi escrito pelo professor aposentado da UFRN, pesquisador da cultura potiguar e memorialista Tarcísio Gurgel tendo como apoio um trabalho de pesquisa acadêmica realizado pela jornalista Suelen Gurgel. Fartamente ilustrada com fotografias, a obra demonstra, em duzentas páginas, como se constrói uma reputação e como se passa do consultório, à atividade desafiadora de administrar um hospital filantrópico.

Tendo como ponto de partida o seu nascimento, infância e adolescência na comunidade da Guarita, em Natal, a biografia acompanha passo a passo os riscos por ele enfrentado na exposição à pobreza e a marginalidade, e todo o demorado processo de emancipação possibilitado pela Educação. Uma vida feita de desafios, a começar pela orfandade na altura dos quatro anos de idade, quando perde, sucessivamente o pai e a mãe, vítimas da tuberculose. E que vai culminar com a aceitação para evitar que o Hospital Infantil Varela Santiago viesse a desaparecer em meio a grandes crises.

Ao atingir 84 anos e em pleno exercício das atividades cotidianas no hospital, Paulo Xavier não apenas recolocou o Varela Santiago no leito da filantropia, como expandiu o seu atendimento e as suas instalações físicas numa escala jamais vista. Hoje referência nacional no campo da assistência hospitalar às crianças, a instituição dirigida por Paulo Xavier Trindade continua a apresentar desafios para manter o nível de excelência nas diversas modalidades de atendimento. Sempre pronto a enfrentá-los, o médico não para de lutar para superá-los.

O lançamento acontecerá das 16h às 19h no Iate Clube de Natal, na R. Cel. Flamínio, Santos Reis.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

Comente aqui