SELO BLOG FM (4)

Líder da oposição diz que Lula declarou guerra ao Congresso

FOTO: ZECA RIBEIRO

A decisão do governo Lula de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto legislativo que derrubou o aumento da alíquota do IOF provocou duras reações entre parlamentares.

O líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS) classificou a decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) como “afronta inaceitável” e um “grave atentado à democracia”.

“A resposta será firme. O Congresso saberá reagir à altura. O povo brasileiro não aguenta mais ser punido com mais impostos enquanto o governo insiste em dividir o país, governar na base do confronto e mentir para a população. A democracia exige respeito entre os Poderes – e é isso que o presidente Lula e sua equipe estão, mais uma vez, violando deliberadamente”, diz trecho da nota divulgada por Zucco.

Já existe um processo no STF contra a decisão do Congresso. A ação foi ingressada pelo Psol e será relatada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Antes de acionar o Supremo, parlamentares, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), já sinalizavam que eventual decisão, agora confirmada, não seria uma boa ideia.

Diário do Poder

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui