SELO BLOG FM (4)

Jornalistas publicam livro sobre a história do jornalismo potiguar

FOTO: DIVULGAÇÃO

A história do jornalismo potiguar é o tema do mais novo livro dos jornalistas e pesquisadores Gustavo Sobral e Juliana Bulhões, História do jornalismo no Rio Grande do Norte (1832-1889).

Os jornalistas e pesquisadores começaram a investigar as origens e os principais episódios da história do jornalismo local em 2022. O resultado é uma série de artigos já publicados e este livro inédito, em uma publicação da Biblioteca Ocidente, 2025, com prefácio e edição do historiador Francisco Issac Dantas, design de Gabriel Araújo, revisão de Matheus Pereira e revisão crítica de Maurício Barros do Amaral.

Sobral e Bulhões abordam no livro, entre outros temas, o que era notícia e como as informações eram selecionadas; a produção dos jornais, a tecnologia e os processos tipográficos; as relações entre jornalismo e política; a presença da crônica e da reportagem; jornalismo e escravidão; jornalismo e indianismo; e o jornalismo feminino.

História do Jornalismo no Rio Grande do Norte está disponível para download no site de Sobral, https://gustavosobral.com.br/portfolio-items/historia-do-jornalismo-no-rio-grande-do-norte/ , no site da editora https://revistagalo.com.br/selo-bo/ e com a opção de compra da versão impressa na loja UICLAP (https://loja.uiclap.com/titulo/ua98653/ )

O livro é parte de uma série de pesquisas da dupla que já resultou também em outros livros publicados como Manual de Assessoria de Imprensa, Jornalismo, biografia e crônica, Memórias do jornalismo no Rio Grande do Norte, as jornalistas e Memórias do jornalismo no Rio Grande do Norte. Todos disponíveis para download gratuito no site gustavosobral.com.br

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui