O Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, iniciou a oferta do serviço de hemodiálise para os pacientes internados na UTI adulto da unidade. Neste final de semana dois pacientes já foram beneficiados com o tratamento.
O aparelho é do tipo móvel, que permite maior mobilidade ao paciente e flexibilidade quanto ao seu uso no ambiente hospitalar, por ser mais compacto.
Após a indicação da necessidade do tratamento com hemodiálise, é feita uma teleconsulta com nefrologista que faz a prescrição do procedimento. Todo o tratamento é acompanhado por uma enfermeira nefrologista e um médico intensivista.
“O serviço de hemodiálise é um grande avanço para unidade, atendendo integralmente o paciente grave que antes necessitava ser transferido para outra unidade hospitalar por falta deste serviço. Comprova ainda a importância da descentralização e regionalização da saúde, fortalecidas pela política de saúde da Sesap e Governo do Estado do RN”, comemorou a diretora geral do hospital, Lígia Oliveira.