
Os deputados federais General Girão (PL-RN) e Sargento Gonçalves (PL-RN) assinaram um requerimento na Câmara dos Deputados pedindo voto de louvor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pela ação militar que resultou em danos ao programa nuclear do Irã.
O documento, apresentado por eles dois e outros 23 parlamentares aliados, enaltece a operação militar conduzida pelos dois países, afirmando que a ação foi “um marco na preservação da segurança global, eliminando uma ameaça direta à estabilidade do Oriente Médio e do mundo”.
De acordo com o texto, Trump e Netanyahu demonstraram “firmeza inabalável diante de um regime que representa uma ameaça à paz mundial”, destacando que o Irã, sob um regime “que promove o terrorismo e a instabilidade, representava um risco iminente com seu programa nuclear”.
O requerimento compara a atuação dos líderes à de figuras históricas como Winston Churchill e Franklin D. Roosevelt, ao afirmar que “a liderança de Donald Trump e Benjamin Netanyahu, marcada por uma visão clara e uma determinação inquebrantável, ecoa o legado de Churchill e Roosevelt”.
O voto de louvor também enfatiza o alinhamento entre os Estados Unidos e Israel como “um exemplo de cooperação internacional e de compromisso com a paz e a segurança do Ocidente e do mundo”, e diz que “a operação conduzida sob a liderança de Trump e Netanyahu reforça o compromisso de ambos os países em proteger não apenas seus cidadãos, mas também os ideais de liberdade que unem as nações ocidentais”.
O requerimento foi apresentado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara e aguarda deliberação pelos deputados.
Agora RN