De 13 a 15 de dezembro de 2024, sexta a domingo, das 14h às 21h, no Bosque das Mangueiras (Av. Nascimento de Castro, Lagoa Nova), será realizado o Festival Lindas e Lidas, evento literário em que escritoras potiguares falarão sobre seus trabalhos, divulgarão suas obras, além de vender e autografar seus livros para o público de Natal.
A idealizadora e proponente do evento é a escritora, psicóloga e professora do IFRN, Luciana Medeiros. A curadoria foi assinada pela também autora Regina Azevedo e contou com o apoio das editoras Escribas e CJA e dos coletivos Mulherio das Letras Nísia Floresta, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins e Mulherio das Letras Zila Mamede.
Segundo Luciana, a ideia é dar uma maior visibilidade à literatura produzida por mulheres aqui no Rio Grande do Norte, uma vez que são muitas e excelentes as escritoras que escrevem e publicam, merecendo uma maior evidência em seus trabalhos.
A curadora do evento, Regina Azevedo, aceitou com entusiasmo o convite para contribuir com a indicação de nomes para participarem. A equipe ressalta a importância da continuidade do evento, para que a cada vez mais escritoras, editoras e coletivos possam ser contemplados, ampliando o público leitor e fomentando a literatura de autoria feminina norte-rio-grandense.
Como o evento dispunha de uma quantia muito modesta para ser executado, fruto do edital da Prefeitura de Natal do Plano Nacional de Cultura Aldir Blanc, o projeto buscou parcerias com editoras locais, que convidaram escritoras de seus catálogos. Além disso, comprometeu-se a adquirir exemplares de autoras presentes no evento que tenham publicado seus livros com outras editoras ou de forma independente.
O evento conta com o apoio da Prefeitura do Natal, através da SEMURB (que cedeu o Bosque das Mangueiras) e da SECULT (que incluiu o festival na programação do Natal em natal). A edição contará com intérprete de libras e é aberta ao público de forma ampla e irrestrita. A palestra de abertura, na sexta-feira, 13 de dezembro, será de Clotilde Tavares.