Nos dias 27 e 28 de novembro, o Rio Grande do Norte recebeu um Famtour, com operadores e guias de turismo explorando roteiros de base comunitária no litoral sul do estado. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) em parceria com o Sebrae-RN e executada pelo Instituto Vivejar. Durante o Famtour, os operadores conheceram atividades como trilhas ecológicas, cultivo de ostras e manifestações culturais, como o Zambe. O projeto busca diversificar a oferta turística do estado e promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, oferecendo novas oportunidades econômicas e culturais.
“A proposta do projeto é oferecer atrativos turísticos que não apenas ampliem o leque de experiências disponíveis para os visitantes, enriquecendo suas vivências, mas também promovam oportunidades econômicas sustentáveis para as comunidades, orientando-as na formatação das experiências turísticas”, relata Yves Guerra, gestor de Turismo do Sebrae-RN.
A valorização e o resgate da cultura local foram um dos pontos altos da visita técnica, que encantou os participantes. Embora muitos já conhecessem destinos como a praia de Sibaúma e Tibau do Sul, poucos tinham tido a oportunidade de explorar essa nova perspectiva sobre as práticas históricas e culturais da comunidade local.
Além disso, o projeto envolveu 16 meses de preparação, com capacitação e fortalecimento das comunidades para garantir a sustentabilidade das iniciativas turísticas. O turismo de base comunitária é visto como uma alternativa crescente para atrair turistas internacionais interessados em vivências mais responsáveis e imersivas.
Diário do RN