SELO BLOG FM (4)

Fábio Dantas e Rogério Marinho terão os maiores tempos na propaganda eleitoral e o maior número de inserções; veja divisão para Governo e Senado

CANDIDATO DO SOLIDARIEDADE TERÁ 4 MINUTOS E 50 SEGUNDOS POR BLOCO E UMA MÉDIA DE 13 INSERÇÕES POR DIA. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O candidato do Solidariedade ao Governo do Estado, Fábio Dantas, terá o maior tempo na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, de acordo com projeção realizada pelo PORTAL DA 98 FM após o fim do período das convenções.

Considerando as regras de distribuição de tempo divulgadas pela Justiça Eleitoral, Fábio Dantas deverá ter em torno de 4 minutos e 50 segundos a cada bloco de exibição, cerca de 48% do tempo total da propaganda eleitoral. A governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) será a 2ª com maior tempo: 3 minutos e 50 segundos, aproximadamente.

Styvenson Valentim (Podemos) terá direito a usar 35 segundos por bloco. Ele vem dizendo que não fará uso da propaganda. Resta saber se a Justiça Eleitoral vai redistribuir esse tempo para os demais candidatos ou se vai deixar o espaço vazio – como ocorreu em 2018, quando Styvenson foi candidato a senador e recusou usar o tempo que tinha.

Ainda deverão ter acesso à propaganda eleitoral no rádio e na TV: Danniel Morais (PSOL), com 27 segundos, e Clorisa Linhares (PMB), com 18 segundos.

Além da propaganda em bloco, os candidatos como um todo terão direito a 28 inserções de 30 segundos. Pelos cálculos da projeção do PORTAL DA 98 FM, Fábio Dantas deverá ter, em média, 13 inserções por dia, seguido por Fátima Bezerra, com 10. Styvenson deverá ter direito quase sempre a 2 inserções; Danniel Morais, 1 ou 2; e Clorisa, 1 inserção. Quem tem direito a mais de uma inserção pode, se quiser, juntar 2 inserções de 30 segundos em 1 de 60 segundos.

Os números apresentados nesta matéria são uma projeção com base nas convenções com deliberação já anunciada. A distribuição oficial será divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) ainda neste mês de agosto e poderá sofrer alterações. Quanto às inserções, o tribunal divulga a quantidade para a campanha inteira – nem sempre dá média exata por dia.

Os candidatos Antônio Bento (PRTB), Nazareno Neris (PMN), Rodrigo Vieira (Democracia Cristã) e Rosália Fernandes (PSTU) não deverão ter tempo de TV e rádio porque os respectivos partidos não atingiram a cláusula de desempenho em 2018.

Confira abaixo a projeção completa:

FÁBIO DANTAS (SOLIDARIEDADE)

Coligação: Muda RN (Solidariedade, PL, PP, União Brasil, PSC e PSD)

Estimativa de tempo: 4’50” por bloco

Inserções por dia: 13

FÁTIMA BEZERRA (PT)

Coligação: O Melhor Vai Começar (PT, PV, PCdoB, MDB, PDT, Pros e Republicanos*)

Estimativa de tempo: 3’50” por bloco

Inserções por dia: 10

STYVENSON VALENTIM (PODEMOS)

Estimativa de tempo: 0’35”

Inserções por dia: 2

DANNIEL MORAIS (PSOL)

Federação PSOL-Rede

Estimativa de tempo: 0’27”

Inserções por dia: 1 ou 2

CLORISA LINHARES (PMB)

Coligação: Frente da Mudança (PMB e Patriota)

Estimativa de tempo: 0’18”

Inserções por dia: 1

*Para efeitos de cálculo, só são considerados os seis maiores partidos, o que exclui da conta, neste caso, o PV.

Senado

No Senado, quem terá o maior tempo será Rogério Marinho (PL), com 2 minutos e 8 segundos por bloco e 13 inserções por dia, em média. Em 2º lugar, aparece Carlos Eduardo Alves (PDT), com 1 minuto e 42 segundos. O tempo total do programa eleitoral do Senado é 5 minutos.

Os candidatos Dário Barbosa (PSTU), Marcelo Guerreiro (PRTB), Marcos do MLB (UP) e Veterinária Shirley Medeiros (DC) não deverão ter tempo de TV e rádio porque os respectivos partidos não atingiram a cláusula de desempenho em 2018.

Confira a projeção completa:

ROGÉRIO MARINHO (PL)

Coligação: Muda RN (Solidariedade, PL, PP, União Brasil, PSC e PSD)

Estimativa de tempo: 2’08”

Inserções por dia: 13 inserções

CARLOS EDUARDO ALVES (PDT)

Coligação: O Melhor Vai Começar (PT, PV, PCdoB, MDB, PDT, Pros e Republicanos*)

Estimativa de tempo: 1’42”

Inserções por dia: 10

RAFAEL MOTTA (PSB)

Coligação (PSB, Avante e Agir)

Estimativa de tempo: 30”

Inserções por dia: 2

GERALDO PINHO (PODEMOS)

Estimativa de tempo: 22”

Inserções por dia: 2

FREITAS JÚNIOR (PSOL)

Federação PSOL-Rede

Estimativa de tempo: 18”

Inserções: 2

*Para efeitos de cálculo, só são considerados os seis maiores partidos, o que exclui da conta, neste caso, o PV.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui