A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta sexta-feira (29) o lançamento de um foguete suborbital no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, região metropolitana de Natal. O foguete transporta uma carga especial: mais de mil cartas escritas por alunos de escolas públicas, contendo sonhos, aspirações e ideais para o futuro.
O lançamento integra a Operação Potiguar, que mobiliza cerca de 300 pessoas, entre militares e civis, e tem como objetivo reforçar o Programa Espacial Brasileiro, além de expandir os lançamentos no Rio Grande do Norte. Esta foi a primeira operação do tipo no centro em 13 anos.
Com 8 metros de comprimento e pesando 1,5 tonelada — 900 quilos dedicados ao combustível —, o foguete alcançará uma altitude de 150 quilômetros em apenas três minutos. Desenvolvido com tecnologia 100% nacional, o veículo também testa as capacidades operacionais do Centro de Lançamento.
A Operação Potiguar terá uma segunda etapa em 2025, com o lançamento de um novo foguete carregado com experimentos científicos ainda não definidos.
Ponta Negra News