
A etapa de Natal (RN) nbo Circuito Banco do Brasil de Surfe, começou ontem (21), na Praia de Miami. A competição é válida pelo Qualifying Series (QS) da World Surf League (WSL) e, pela segunda vez na história, está sendo realizada na capital potiguar. Neste ano, a pontuação do campeonato valerá 4,000 pontos no ranking sul-americano da liga mundial de surfe, quatro vezes mais que em 2024.
A etapa conta com aulas de surfe, clínica de altinha, educação ambiental, sustentabilidade, além de realizar o projeto Novas Ondas. |Ano passado, Italo Ferreira, Silvana Lima e Juliana dos Santos competiram no Circuito. Além deles, o Squad BB também foi representado por personalidades de outras modalidades como os skatistas Rayssa Leal e Bob Burnquist e o canoísta Isaquias Queiroz. O rapper L7nnon também marcou presença nas atividades do Festival.
Italo Ferreira
O sul-africano Jordy Smith, um dos nomes mais experientes do circuito, foi o destaque desta quarta-feira (21) ao anotar a maior média nas potentes ondas de The Box, que passaram a ser utilizadas nesta etapa a partir das oitavas de final, após os dias iniciais em Main Break, pico tradicional de Margaret River.
Smith está a uma vitória de assumir a liderança do ranking. Se derrotar o havaiano Imaikalani deVault nas quartas de final, ultrapassa o potiguar Ítalo Ferreira e assume a ponta do circuito.
Outro que ainda pode liderar é o havaiano Barron Mamiya, que precisa vencer a etapa e torcer para Jordy não passar das quartas. Mamiya venceu a abertura do Tour no Pipe Masters e liderou a temporada mas Ítalo assumir o topo ao vencer na piscina de ondas de Abu Dhabi.
A rivalidade entre Smith e Ferreira ganhou contornos mais intensos desde 2023, quando o sul-africano deu uma declaração polêmica durante a série How Surfers Get Paid, da revista Stab. Na ocasião, disse:
“Acho que ele (Ítalo Ferreira) é um surfista muito bom… acrobático, mas não tem nada a ver com o que eu gosto de ver no surfe. Não sei… não pagaria um centavo a ele.”
A fala repercutiu mal entre os fãs brasileiros. Ítalo respondeu nas redes: “Também, Jordy, tu só toma pau da gente. Vai gostar como?”. Desde então, a tensão entre os dois se tornou parte do enredo do Tour.
Tribuna do Norte