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Especialista em avaliação educacional, Jussara Hoffmann vem a Natal debater o futuro da escola

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal será palco de um importante debate sobre o futuro da educação. No dia 5 de dezembro, no Teatro Riachuelo, a professora Jussara Hoffmann, referência nacional em avaliação educacional, estará presente no “Seminário Crescendo Juntos 2024” para discutir a importância da avaliação formativa como ferramenta para promover a aprendizagem dos estudantes. O evento é promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN). As vagas para o evento estão abertas no site seminariocrescendojuntos.com.

A palestra de Hoffmann, intitulada “Avaliar para promover a aprendizagem”, abordará a necessidade de transformar a forma como avaliamos os alunos. A especialista defenderá que a avaliação não deve ser apenas um instrumento para classificar, mas sim uma ferramenta para acompanhar o desenvolvimento individual de cada estudante e identificar suas necessidades.

Segundo ela, o maior problema hoje é a falta de formação pedagógica mais consistente dos professores, especialmente os dos anos iniciais e do Ensino Médio. Para a especialista, muitos ingressam nas escolas sabendo apenas “transmitir o conhecimento que adquiriram”, mas não entendem verdadeiramente como crianças e jovens aprendem, não desenvolvem metodologias ativas, não sabem como despertar o interesse dos alunos, e avaliam de forma punitiva e classificatória.

“As escolas têm, por sua vez, uma responsabilidade muito grande em qualificar a ação docente de seus professores, nem sempre dispondo de tempo para isso. As crianças e jovens que ingressam nas escolas são as de sempre, nada mudou, mas os pais estão muito mais ocupados para conseguir uma vida digna. Elas estão mais desamparadas. Assim, a escola e os professores também passam a ser exigidos em termos da formação moral desses alunos”, explica.

Há mais de 30 anos trabalhando com a formação de professores em todo país, Hoffman ressalta que se não pode educar sem avaliar, ou seja, sem observar, acompanhar, conhecer cada aluno, seus interesses e dificuldades. Avaliação, nessa visão, é observar muito bem, analisar tarefas e manifestações dos estudantes, e refletir sobre o melhor apoio pedagógico que cada um deve receber do professor para poder avançar em seus estudos.

“Minha tarefa vem sendo a de levá-los a refletir sobre sua responsabilidade em promover melhores oportunidades de aprendizagem a todos os alunos e não a de apenas aplicar provas com objetivo de aprová-los ou reprová-los. Sem bons professores, que entendam e respeitem todos os alunos, não alcançaremos bons índices de aprendizagem no país”, defende.

Quem é Jussara Hoffman?

Jussara Hoffmann é mestre em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma das maiores referências em avaliação educacional no Brasil. A autora de diversas obras sobre o tema, Hoffmann defende a importância de uma avaliação que valorize o processo de aprendizagem e promova a autonomia dos estudantes.

Seminário Crescendo Juntos

O “Seminário Crescendo Juntos 2024” é voltado para educadores, gestores escolares, estudantes de pedagogia, profissionais de comunicação e o público interessado em educação inclusiva e ética na educação. O momento vai contar com palestras e bate-papo com outros especialistas da área da educação e comunicação.

As inscrições estão abertas no seminariocrescendojuntos.com ou no @seminariocrescendojuntos. Lá, também é possível conferir a programação completa. O evento conta com a parceria da Desk Moveis Escolares, Editora Futura, Saber Soluções Educacionais, Apform Industria e comercio de moveis, FTD Educação, Instituto Hortense, Grupo Infinity Soluções Inteligentes, Editora Dogo Maker Robótica Educacional e o apoio: Lucgraf Editora Gráfica, Café Santa Clara, Bolachas Tabuleiro, SEBRAE, Secretaria Estadual de Educação e UNICEF.

Sobre a Undime/RN

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME/RN) é a seção estadual da UNDIME, presente em todos os estados brasileiros, e representa os 167 dirigentes municipais de educação do Rio Grande do Norte. Sua missão é articular, mobilizar e apoiar as secretarias municipais de educação na implementação de políticas públicas educacionais, com foco no fortalecimento da educação básica e na promoção de uma gestão democrática, inclusiva e de qualidade.

A UNDIME/RN é uma instituição de utilidade pública, reconhecida pela LEI Nº 8.591, de 22 de dezembro de 2004, publicada no DOE Nº 10.889 em 24 de dezembro de 2004. Como elo entre os municípios potiguares e os órgãos estaduais e federais, a seccional defende os interesses e demandas dos sistemas municipais de ensino, oferece apoio técnico e pedagógico, e fomenta o intercâmbio de boas prática, promovendo a mellhoria continua na educação pública do estado.

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