SELO BLOG FM (4)

Eriko Jácome admite candidatura a deputado em 2026

FOTO: ELPÍDIO JUNIOR

O presidente da Câmara Municipal de Natal (CNM), vereador Eriko Jácome (PP), 40 anos, está no exercício do terceiro mandato consecutivo, mas pretende alçar vôos mais altos na politica do Rio Grande do Norte. Mesmo estando há um ano e oito meses das eleições de 2026, diz que vai disputar uma cadeira de deputado estadual ou federal.

Eriko Jácome segue os passos do tio e primo, o ex-vice-governador Antonio Jácome e o seu filho Jacó Jácome, que já exerceram mandatos na Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Eleito vereador em Natal pela primeira vez em 2016, quando obteve 2.577 votos e foi o 23º colocado entre os eleitos, foi reeleito em 2020, com 3.040 sufrágios, ficando em 17º lugar. No primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro do ano passado, saltou para 8.819, sendo o segundo mais votado, atrás do vereador Robson Carvalho (União), com 9.785 votos.

Eriko Jácome foi reeleito em 1º de janeiro presidente da CMN para o biênio 2025/2026, com 25 votos e quatro abstenções, depois de ter assumido o cargo em abril do ano passado, com a renúncia do então vereador e presidente Paulinho Freire (União) para concorrer e vencer, no segundo turno, a eleição de prefeito de Natal.

O senhor terá mais dois anos de gestão na presidência da Câmara Municipal de Natal, mas qual o balanço que faz do curto mandato de oito meses em 2024?

A gente trabalhou muito, fechando diversos convênios e um dos convênios que gosto de citar é o convênio feito com o ITEP, porque a gente cedeu parte do nosso anexo da Câmara para fazer RGs gratuitos diariamente, atingindo mais de 100 pessoas por dia. Também fizemos o primeiro concurso público para a contratação de servidores efetivos em todas as áreas administrativas da Câmara, e ainda ganhamos em novembro do ano passado, pela primeira vez, o Selo Ouro de Transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), servindo como exemplo para diversas Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte e de outros estados. Também fizemos um trabalho em parceria com todos os 29 vereadores, desburocratizando a gestão e os serviços da Casa e contribuímos para que aprovássemos o novo Plano Diretor de Natal, trazendo um avanço para a nossa cidade. Acho que isso me credenciou para receber 25 votos de vereadores, que me reconduziram para mais dois anos de gestão como presidente do Poder Legislativo da capital do Estado.

O senhor também foi o segundo vereador mais votado nas eleições de 2024 em Natal, a que o senhor credita essa votação e sua reeleição ao cargo?

A esse trabalho voltado no combate ao câncer, muitos me conhecem a minha história, eu perdi minha mãe para o câncer, Desde então, a gente tem mais de 30 mil pessoas operadas, com retiradas de sinais, câncer de pele nódulos. Temos o projeto da carreta da qualificação profissional, levando mais de 50 cursos de nível técnico para diversas áreas em Natal e, sem sombra de dúvida, o nosso projeto do Saúde Bucal nos bairros, que começou com o trailer odontológico, com dois dentistas. Hoje já temos um ônibus com mais seis cabines odontológicas. E temos centenas de projetos de lei já em andamento na Câmara, fazendo com que Natal cresça, avance. e quando isso acontece, quem ganha é o natalense.

A Câmara Municipal reabre os trabalhos legislativos em fevereiro, o prefeito Paulinho Freire (União) já conversou com senhor sobre os projetos que o Executivo enviará à Casa?

Estamos tendo conversas diariamente. O Poder Executivo deve andar junto com o Poder Legislativo e Paulinho Freire é um prefeito que é meu amigo pessoal e eu não tenho dúvida que nesses próximos meses Natal vai mostrar um crescimento em todas as áreas.

Paulinho Freire não tem nem um mês no cargo de prefeito, mas já dá para ter uma avaliação de sua gestão?

Já dá para analisar pela troca do secretariado, a gente viu o potencial do secretariado de Paulinho, sem sombra de dúvida vai dar um show de gestão. E a nossa expectativa é a melhor possível, que Natal continue avançando, por exemplo, com as mais de 100 obras do ex-prefeito Álvaro Dias, mais que as capitais vizinhas.

Com relação ao concurso público, ainda resta chamar candidatos aprovados?

Vamos chamar todos, já chamamos 30% dos concursados aprovados e no decorrer desse ano, acreditamos que vamos chamar o restante. E ainda existe a possibilidade de novo concurso, por enquanto vai ser chamado o suficiente, a partir do estudo que foi feito, mas quando a Câmara crescer, podemos fazer um novo concurso para abraçar o maior número de pessoas.

Na sua opinião, qual o maior desafio a enfrentar na gestão municipal?

Paulinho Freire sabe da deficiência na saúde, não só em Natal, mas em todo o Brasil. Sem sombra de dúvida, a saúde e a educação vão ser os ponto estratégicos da administração do novo prefeito de Natal.

Todo politico almeja posições mais altas, qual é o seu projeto para daqui a dois anos?

Vou me candidatar a presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) agora, em fevereiro, caso se eleja, vou colocar o meu nome à disposição para um mandato na Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados. Ainda não decidimos, vamos conversar com os nossos apoiadores, nossa equipe. E se for da vontade de Deus, nesses próximos meses, vamos decidir se vai ser federal ou estadual.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui