SELO BLOG FM (4)

Dia Nacional da Imunização reforça a importância das vacinas na proteção individual e coletiva

FOTO: SMS

O dia 9 de junho marca o Dia Nacional da Imunização, data criada com a intenção de promover e incentivar a proteção contra doenças que podem ser evitadas por meio de vacinas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal vem realizando o trabalho de estimular a vacinação com ações que visam recuperar e ampliar a cobertura vacinal no município.

A vacinação é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções, pois as vacinas fazem com que o sistema imunológico produza anticorpos tornando o corpo imune contra as doenças. “Convidamos toda a população para verificar seu cartão vacinal e pedimos que compareça a uma sala de vacinação para manter a proteção em dia. Só com a imunização podemos diminuir a circulação de diversos vírus na capital, como gripe e Covid-19″, convocou o secretário Municipal de Saúde de Natal, Geraldo Pinho.

“Manter a caderneta em dia evita a volta de várias doenças que no Brasil já estão erradicadas, ou que não acontecem de maneira grave, como o sarampo, por exemplo, e só com a imunização elas podem ser combatidas”, falou Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), sobre a importância dos imunizantes, reforçando que o município vem realizando ação em escolas com a intenção de ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, como também de resgate da população que pode receber a vacina de HPV (Papilomavírus Humano), ampliada para a população com até 19 anos.

No município, todas as cerca de 60 Unidades de Saúde contam com salas de vacinação. Nas unidades, a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h. Natal disponibiliza também três pontos para atender à população que não consegue comparecer a uma unidade de saúde. Nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, os pontos extras funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h. Na SESI Clínica Natal, localizada na Av. Prudente de Morais, n.º 1571, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está aberto para toda a população.

Todas as salas contam com as vacinas de rotina e campanha, que protegem contra doenças como Covid-19, Febre Amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria, tétano, coqueluche, influenza, poliomielite, HPV , alguns tipos de meningites e pneumonias, rotavírus, hepatites A e B, além do imunizante contra a dengue (para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos).

Vacinação contra a Influenza

A partir do dia 19 de maio, além do público-alvo (crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e idosos com idade acima de 60 anos), todas as pessoas podem comparecer a uma das salas de vacinação e receber o imunizante trivalente, que protege contra as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, e evita 60% a 70% dos casos graves e de óbitos.

Até o momento, cerca de 98.237 doses do imunizante foram aplicadas, destas, apenas 22,85% representam o público-alvo que deve receber o imunizante. “Precisamos não só nos proteger, mas proteger principalmente esses três grupos que são os mais acometidos das formas graves da doença”, enfatizou Veruska.

Para se vacinar contra a gripe, basta apresentar documento de identificação e cartão de vacinação em uma das salas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou em um dos três pontos extras de vacinação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui