
As vendas do comércio potiguar devem ganhar novo impulso com a chegada do Dia das Mães em 2025, tradicionalmente uma das datas mais fortes para o setor varejista. Segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), a expectativa é de que o consumo movimente cerca de R$ 195,9 milhões em Natal — alta de 12,1% em relação ao ano passado. Em Mossoró, a previsão é de um crescimento ainda maior, com R$ 37,9 milhões circulando na economia local, um aumento de 12,8%. Em todo o Rio Grande do Norte, a projeção é de que os gastos somem R$ 589 milhões, considerando tanto a compra de presentes quanto os tradicionais almoços em família.
Em Natal, 76,2% dos consumidores ouvidos pela pesquisa afirmaram que pretendem presentear no Dia das Mães deste ano — um índice estável em relação a 2024, mas significativamente superior aos 46,9% registrados em 2020. O ticket médio que cada consumidor pretende gastar é de R$ 177,01.
Uma mudança registrada pelo levantamento é em relação à motivação para presentear: pela primeira vez, a maioria (65,1%) declarou que irá às compras movida pelo “carinho”, superando os que compram por “tradição” (33,5%).
As compras continuam concentradas em shoppings (47,9%), seguidas pelo comércio de rua (34,3%) e pela internet (15,1%), enquanto o cartão de crédito lidera as formas de pagamento (45,9%), à frente do Pix e dinheiro (43,9%).
Ainda segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC), 60,5% dos natalenses planejam celebrar o Dia das Mães se confraternizando em almoço — majoritariamente em casa (32,9%) ou na residência de familiares (15,2%) —, elevando o gasto médio com festejos de R$ 171,05 para R$ 198,93. Apesar de 79,5% dos consumidores esperarem aumento nos preços, a percepção financeira melhorou para muitos: 40,5% dizem estar em situação financeira mais favorável do que há um ano, e 38,2% avaliam que este é um “bom” ou “ótimo” momento para realizar compras.
69% dos mossoroenses querem presentear
Em Mossoró, 69,2% dos consumidores declararam intenção de presentear, o maior índice desde 2021, e 63,4% afirmam que a motivação é o “afeto”, contra 46% que citam a “tradição”. O gasto médio de R$ 157,37 também bate recorde local, embora 40,8% ainda optem por investir até R$ 100 em cada presente.
Ao contrário de Natal, o comércio de rua predomina (51,1%), com shoppings em segundo lugar (36,9%) e internet em terceiro (9,8%). O cartão de crédito concentra 56,9% das transações.
Para as comemorações em Mossoró, 17,2% escolherão restaurantes — o maior índice desde 2019 —, elevando o gasto médio nesse item para R$ 152,54. E, apesar de 83,5% preverem preços mais altos, 36,5% avaliam o momento como “bom” ou “ótimo” para compras, e 72,1% mantêm otimismo quanto ao futuro econômico local.
“O comportamento do consumidor natalense está em linha com o observado nas principais capitais nordestinas: alta intenção de consumo em datas comemorativas, aumento do ticket médio e crescente adesão a meios digitais de pagamento. A movimentação robusta e os indicadores de otimismo revelam um mercado em recuperação, ainda que desafiado pelo endividamento e pela percepção de alta de preços”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2025, com 1.000 entrevistas presenciais (600 em Natal e 400 em Mossoró) com consumidores a partir de 18 anos, em amostragem estratificada por gênero, faixa etária e nível de renda.
Tribuna do Norte