SELO BLOG FM (4)

De olho na ONU, Argentina frustra opositores de Dilma no Brasil

Macri e Dilma em Buenos Aires, em dezembro: pragmatismo Foto: (Roberto Stuckert Filho / PR)

Macri e Dilma em Buenos Aires, em dezembro: pragmatismo Foto: (Roberto Stuckert Filho / PR)

Em gestos e manifestações recentes, Macri e sua ministra das Relações Exteriores, Susana Malcorra, têm sido, por ora, mais úteis a Dilma do que à oposição. O motivo desta postura seria a necessidade argentina de não brigar com vizinhos sul-americanos para ter o apoio deles para disputar o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

O mandato do atual secretário, Ban Ki-moon, termina no fim deste ano. Suzana Malcorra era chefe de gabinete dele até assumir a chancelaria de Macri, em dezembro, e é potencial candidata ao comando da ONU, caso a Argentina leve adiante seus planos de tentar dirigir o organismo.

Entre os gestos favoráveis a Dilma feitos diretamente por Macri destacam-se dois. Em fevereiro, ele recusou-se a receber uma delegação tucana em Buenos Aires. Viajaram até lá o presidente do PSDB, Aécio Neves, o senador Aloysio Nunes Ferreira, presidente da Comissão de Relações Exteriores, e Ricardo Ferraço, ex-dirigente da mesma comissão.

Em entrevista ao jornal argentino La Nacion no domingo 21, Macri mostrou compreensão diante da decisão de Dilma de nomear o ex-presidente Lula para o ministério. “Quero crer que ela o fez para fortalecer seu governo do ponto de vista operacional, não para cumprir uma causa judicial. Desde esse ponto de vista, é absolutamente válido. Agora, não cabe a segunda intenção, que não me consta.”

A chanceler Malcorra também se comportou de forma mais útil ao governo brasileiro. Disse que “há um apoio institucional” do governo Macri a Dilma. Afirmou mais: devido à cláusula democrática do Mercosul, o Brasil poderia até ser suspenso do bloco. Uma exclusão que, vale ressaltar, seria do agrado de muitos tucanos, os quais vêem o Mercosul como inútil.

Informações: Carta Capital

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui