SELO BLOG FM (4)

Com feriados de novembro, rede hoteleira do RN deve alcançar uma ocupação de 75%

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A capital potiguar passa, a partir deste ano, a contar com quatro feriados em novembro, sendo três nacionais (Finados, Proclamação da República e Consciência Negra), e um municipal (Padroeira de Natal). Os dias de descanso a mais no calendário representam uma boa oportunidade para o turismo, que está otimista com as movimentações para o mês em todo o estado. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), a estimativa é de que a ocupação hoteleira do Rio Grande do Norte registre taxa média de 75% no mês que vem. O índice, inclusive, pode ser superado nos destinos mais procurados, segundo a ABIH.

“As datas trazem uma perspectiva positiva para a hotelaria e toda a cadeia produtiva do turismo no estado”, afirma Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN. O primeiro feriado de novembro (Finados), no próximo sábado (2), apesar de cair em um final de semana, irá provocar movimentações importantes nos destinos. Isso porque o Governo do Estado e a Prefeitura do Natal transferiram o dia de descanso desta segunda-feira (28), quando é comemorado o Dia do Servidor Público, para a sexta-feira (1º), garantindo aos trabalhadores um final de semana prolongado.

 “A disposição estratégica desses feriados – com um deles no sábado e os demais distribuídos ao longo da semana – favorece a organização de viagens mais longas, incentivando os visitantes a prolongarem suas estadias até o final de semana. Esse movimento não só eleva a taxa de ocupação dos meios de hospedagem, mas também impulsiona o consumo em estabelecimentos turísticos de toda a cidade”, afirma Abdon Gosson, da ABIH. Além disso, a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Grace Gosson, afirma que os feriados de novembro vão estimular também as viagens mais rápidas, o que deve contribuir para o incremento de turistas, especialmente na capital.

“As expectativas para o setor de hospedagem, bares e restaurantes e similares são bem positivas. Esses dias de feriado tendem a estimular viagens curtas e a aumentar a movimentação turística local, gerando impacto direto em reservas de hotéis, refeições em restaurantes e atividades de lazer. O novo feriado provavelmente intensificará o fluxo de clientes, especialmente de turistas regionais, que procuram aproveitar o feriado prolongado”, analisa Grace Gosson.

A inserção do feriado da Consciência Negra, no dia 20 tem deixado os representantes do trade turístico animados, uma vez que, em Natal, a data antecede outro feriado, o dia Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade. “Este é um ano que a gente vem conseguindo alcançar números melhores se comparados ao ano passado, de um modo geral, e esse feriado novo tem um apelo ainda maior e um papel importante, após o fim do período eleitoral”, avalia Antônio Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav-RN).

“Historicamente, essas datas têm mostrado grande potencial para fortalecer o fluxo de visitantes, tanto para turistas que vêm em busca das belezas naturais e experiências culturais quanto para quem busca descanso com um toque de lazer. Natal está pronta para receber com infraestrutura e um acolhimento especial, e esperamos uma ocupação hoteleira aquecida, o que impulsionará restaurantes, passeios, receptivos e, claro, toda a economia local”, completa Neto.

Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirma não esperar bons resultados, principalmente por conta dos altos custos com os quais o setor precisa arcar. “Não estamos com boas expectativas em relação aos feriados do mês de novembro. No Turismo, o impacto deve ser restrito ao feriado do dia 15, que cai na sexta. Os demais, em um sábado e no meio de semana, sendo um deles municipal, deve impactar pouco. Pode haver um incremento nesses dias se focarmos no público da cidade, mas o aumento dos custos operacionais acaba zerando qualquer incremento”, disse a Associação.

Confira a seguir o calendário de feriados para novembro:

  • 02 (sábado): Finados
  • 15 (sexta-feira): Proclamação da República
  • 20 (quarta-feira): Consciência Negra
  • 21 (quinta-feira): Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui