O Sistema Fecomércio RN, em parceria com o Sesc e Senac, lança a 2ª edição do “Brilha Natal”, uma iniciativa que promete fortalecer o comércio de rua nos bairros do Alecrim e Cidade Alta, além da Praça Pedro Velho. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 25 de dezembro e foi oficialmente apresentado nesta quarta-feira (4), destacando ações culturais, como um show de Alceu Valença, um sorteio especial em compras a partir de R$50,00 e condutas de responsabilidade social.
De acordo com Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, essa é a renovação do compromisso de valorizar os bairros considerados pilares no comércio de rua da capital. “Essas localidades representam não apenas uma tradição comercial, mas também a história e a identidade de nossa cidade. Neste ano, trazemos inovações, mas mantendo sempre o foco no resgate e fortalecimento do comércio local. Nosso maior objetivo é impulsionar os negócios locais e fomentar o espírito de comunidade que torna Natal uma cidade tão especial”, afirma.
Para que isso seja concretizado, o Brilha Natal 2024 contará com uma programação repleta de atrações, com destaque para o show de Alceu Valença, no dia 13 de dezembro, na Praça Pedro Velho, que integra o Festival Cultural e Gastronômico. Este festival incluirá shows no Palco Sesc, oficinas gastronômicas do Senac e uma feira de artesanato entre os dias 13 e 15 de dezembro. Além do cantor pernambucano, o evento terá apresentações da Orquestra do Papão, Ballet Sesc, Pagode do Coxa e do Coral do Trabalho Social com Pessoas Idosas.
No comércio, a Trupe Brilha Natal retorna com ações itinerantes para animar consumidores e lojistas. As Paradas Natalinas, com direção artística de Diana Fontes e trilha sonora de Danilo Guanais, trarão apresentações teatrais, corais e interação com o Papai Noel, além do Ônibus Brilha Natal, que circulará entre o Alecrim e a Cidade Alta.
Outra ação prevista inclui sorteios em parceria com a Associação Viva O Centro e a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba). Os consumidores que fizerem compras acima de R$ 50,00 nas lojas filiadas às associações parceiras concorrerão a prêmios como motos, smart TVs e assistentes virtuais. Também haverá um concurso de decoração natalina premiando vitrines mais criativas, com valores de até R$ 1.500,00.
Para Rodrigo Vasconcelos, presidente do Viva o Centro, o Brilha Natal é um impulso necessário para o comércio da Cidade Alta. “Iniciativas como essa da Fecomércio ajudam ainda mais a chamar a população para poder comparecer aqui no nosso centro comercial e efetuar compras”, avalia. Em relação ao mesmo período do ano passado, a expectativa é de até duplicar o faturamento em dezembro.
A iniciativa também chega com olhares positivos no bairro do Alecrim. Segundo Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), o Brilha Natal proporciona um clima especial tanto para os clientes, quanto para os trabalhadores do centro comercial. “Isso ajuda a estimular para atender melhor nosso cliente, a vender mais e fazer com que todo mundo sinta pertencente àquele ambiente que está sendo promovido pela campanha”, explica.
No Alecrim, lojistas esperam um aumento de 15% nas vendas comparado a dezembro de 2023 e de até 50% em relação aos demais meses de 2024. “Isso se reflete em mais vendas, em mais arrecadação e mais emprego e renda para a nossa população”, avalia Matheus Feitosa.
Responsabilidade social
Além de movimentar a economia, a iniciativa inclui ações ESG, como o Brilha Natal Solidário, que distribuirá 600 refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. Haverá ainda coleta seletiva de resíduos, acessibilidade motora e tátil, e distribuição de adubo produzido pelo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.
A programação da Fecomércio ainda conta com campanha publicitária, oficinas de capacitação para lojistas e apoio ao mercado de empregos temporários no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social. Os detalhes de cada ação do Brilha Natal está disponível no site www.brilhanatal.com.
Tribuna do Norte