SELO BLOG FM (4)

Avião de Lula teve pane e sobrevoou México por 4h30 com apenas um motor

FOTO: DIVULGAÇÃO

O avião que transporta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o México e o Brasil sofre um problema técnico e comitiva – incluindo o chefe de Estado – retornou ao aeroporto de onde decolaram. Segundo uma nota oficial da FAB, o avião está gastou seu combustível em voo, antes de fazer o pouso.

Lula, que comprou o avião em 2005, havia viajado para o México para a posse de Claudia Sheinbaum como presidente. Nesta terça-feira, ele deixou a cidade mexicana, em direção à capital brasileira. Mas o avião, que já foi alvo de críticas do próprio presidente, registrou problemas técnicos, logo depois da decolagem.

A opção do piloto foi por retornar para a Cidade do México. Mas, para realizar o pouso, precisava antes reduzir seu peso.

O que diz a nota oficial:

“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).

Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”.

A nota é assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno.

Em 2023, Lula solicitou que a Aeronáutica fizesse uma avaliação para trocar o avião, ou que realizasse uma reforma do Airbus A330 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com informações de Jamil Chade, UOL

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui