SELO BLOG FM (4)

Abate de bovinos apresenta alta pelo quarto trimestre seguido no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte registrou o abate de 18.252 bovinos (bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas) no primeiro trimestre de 2022. Esse foi o quarto trimestre seguido em que a quantidade de bovinos abatidos aumenta no estado.

Além disso, o abate bovino norte-rio-grandense apresenta a maior sequência de aumentos consecutivos no país. Entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022, o estado acumula um crescimento de 28% no abate bovino. Por outro lado, o RN tem a terceira menor quantidade de bovinos abatidos do Brasil.

Número de ovos produzidos e galinhas caem no Rio Grande do Norte

No primeiro trimestre de 2022, o Rio Grande do Norte produziu 9,4 milhões de dúzias de ovos de galinha, o que representa uma diminuição de 5,6% em relação ao trimestre anterior. Os únicos estados que apresentaram crescimento foram Piauí, Goiás e Minas Gerais.

Mesmo assim, o estado potiguar registrou a segunda maior quantidade produzida para um primeiro trimestre de toda a série histórica. A marca só é superada pelo primeiro trimestre de 2021, quando o estado registrou 500 mil dúzias a mais.

O somatório do número de galinhas poedeiras nesse período ficou em cerca de 1,474 milhão, uma redução de 5% em comparação ao último trimestre.

Número de suínos abatidos diminui no estado

O número de suínos abatidos no Rio Grande do Norte nos meses de janeiro, fevereiro e março foi de 4.134. Esse foi o melhor resultado para o trimestre inicial de todos os anos desde o início da série histórica em 1997. Apesar disso, em comparação com o trimestre anterior, houve uma redução de 10%.

No Nordeste, foi observada uma tendência de diminuição, com destaque para o Ceará que registrou a maior queda (12%). O único estado da região que apresentou aumento foi o Maranhão (11%).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui